A preocupação com o desenvolvimento das comunidades onde atua é mais do que um compromisso da Braskem: faz parte da rotina, segundo a empresa. Com uma visão ampla do que envolve essa evolução, a companhia prioriza causas como a economia circular e mudanças climáticas, educação profissional e tecnológica, além de ações para a inclusão social.
De acordo com a Braskem, a marca entende o seu papel na sociedade e busca contribuir com o desenvolvimento das regiões onde atua, gerando valor compartilhado e bem-estar. Assim, fortalecendo o relacionamento com as comunidades ao redor de suas unidades industriais no Sul, por meio do diálogo e da transparência.
O Projeto SER+ é um exemplo disso. Seu objetivo é contribuir para o desenvolvimento socioeconômico das cooperativas de triagem de resíduos, que recebem investimento por meio de máquinas e equipamentos, assessoria técnica e curso profissionalizante. Nos últimos dois anos, mais de 500 trabalhadores, de oito cooperativas de reciclagem gaúchas, foram beneficiados. As ações contemplaram as cidades de Triunfo, Porto Alegre e Dois Irmãos.
Alinhado com a causa de educação profissional, o Empreendedoras Braskem integra o Programa Nacional de Empreendedorismo da empresa e tem como objetivo contribuir para o crescimento sustentável de micro e pequenos negócios conduzidos por mulheres nas comunidades do entorno como Triunfo, Montenegro e Nova Santa Rita. Essas mulheres recebem formação para a gestão de negócios que inclui mentoria coletiva com profissionais do mercado.
Em 2024, mais uma turma de 40 mulheres dessas cidades concluiu a capacitação, de forma totalmente gratuita, incluindo uma jornada de 60 horas de atividades pensadas especificamente para aquelas que já possuem algum tipo de negócio. Além do certificado de conclusão, o programa premiou as três alunas de maior destaque com um aporte financeiro para ser aplicado em suas empresas.
Contribuindo com a formação profissional das pessoas das comunidades do entorno, a Braskem possui também o projeto Inovar para Construir, que é realizado em parceria com o SENAI-RS. O programa formou 60 pessoas no curso de Construção em Alvenaria, no primeiro semestre de 2023, e outras 90 até o fim do ano. Em 2024, foram abertas 80 vagas para o curso de Instalações Elétricas nas cidades de Rio Grande, Nova Santa Rita e Montenegro.
Já as crianças e adolescentes participam do programa de Visitas Guiadas à Ecobarreira, que educa para o consumo consciente, descarte correto e reciclagem. A atividade consiste em conhecer a Ecobarreira Arroio Dilúvio e a Cooperativa de Reciclagem da Vila Pinto, em Porto Alegre. Desde que teve início, em 2018, o projeto já atendeu mais de 1,5 mil estudantes.
Entre as iniciativas apoiadas ou lideradas pela Braskem, também há o apoio a projetos de organizações sociais sem fins lucrativos, principalmente quando focadas em educação profissional e tecnológica, inclusão social, economia circular e mudanças climáticas. Nesta linha, desde 2022 o Edital Braskem Projetos já beneficiou 27 iniciativas. Em 2024, os projetos que tiveram foco na reconstrução do Rio Grande do Sul, nas comunidades do entorno da Braskem, ganharam status prioritários.
Confira mais reportagens sobre as ações da Braskem focadas em descarbonização e inovação no Estado.