O futuro da indústria no Rio Grande do Sul passa pela inovação. À frente desse movimento, a Braskem, uma das maiores geradoras de empregos e arrecadação no Estado, reforça seu compromisso com o desenvolvimento regional através de iniciativas que buscam a descarbonização e a eficiência energética. A empresa, que continua investindo no Rio Grande do Sul mesmo diante dos desafios climáticos recentes, mantém seu foco em projetos que aliam tecnologia e responsabilidade ambiental. Um deles é a redução de emissões de carbono. A meta é parte de uma série de iniciativas que impactam positivamente no desenvolvimento do Estado, inovando em processos e tecnologias.
Segundo a empresa, um dos principais exemplos deste compromisso é que a operação gaúcha da companhia, que conta com seis unidades industriais localizadas no Polo Petroquímico de Triunfo avança para receber o primeiro Sistema de Armazenamento de Energia (BESS), que prevê a utilização de baterias de grande porte para substituir parte da geração térmica própria baseada em fontes não-renováveis.
O projeto, que prevê a instalação de um BESS de 9,5 megawatts (MW) com potencial de redução de emissões de CO2 significativas por ano, teve sua primeira etapa validada tecnicamente e poderá iniciar operação em 2026, caso tenha sucesso em sua avaliação de viabilidade. A solução também reduzirá a geração de energia interna de base fóssil e, com o uso do BESS, garantirá a confiabilidade elétrica necessária ao processo petroquímico em caso de falhas no fornecimento da rede.
A iniciativa, de acordo com a empresa, é uma das diferentes frentes de atuação da Braskem no que diz respeito à aplicação de soluções de alto impacto ao meio ambiente, como aumento da contratação de energia renovável, eletrificação de seus processos, uso de hidrogênio verde e outros. Líder mundial na produção de biopolímeros, a companhia assumiu o compromisso de reduzir as emissões de carbono até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2050.
– Tecnologia e sustentabilidade são atributos naturais da nossa operação aqui no Estado e, nesse sentido, temos um complexo em sintonia com o futuro, que busca se fortalecer cada vez mais em termos de competitividade, oferta de soluções para o mercado e respeito ao meio ambiente – destaca o diretor industrial da Braskem RS, Nelzo da Silva.
A empresa, que já tem um histórico de inovação com o polietileno verde – o primeiro plástico de fonte renovável produzido em escala industrial no mundo –, segue trabalhando em tecnologias
que impulsionam a economia gaúcha. Ao mesmo tempo, seguem enfrentam os desafios globais de mudança climática.
Ainda de acordo com a companhia, a inovação promovida tem como pano de fundo a rede de sustentação que a sociedade gaúcha tem dado. Confiante do potencial que o Estado tem para se recuperar dos recentes incidentes climáticos e retomar os rumos do crescimento, a Braskem tem reafirmado o seu compromisso com o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.