A pesquisa de mobilidade urbana de Porto Alegre terá continuidade em dois pontos na próxima segunda-feira (15). Nesta etapa, a atividade vai ocorrer na Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, na Zona Norte, limite entre Porto Alegre e Alvorada; e na Estrada Bérico José Bernardes, próximo à Estrada João de Oliveira Remião, na na Zona Leste.
O levantamento de dados dos motoristas e passageiros que estarão circulando pela região vai ocorrer entre 7h e 10h e das 15h às 18h. Os horários poderão ser alternados em função de possíveis impactos no trânsito da região. Serão abordados automóveis, caminhões e motos.
Nesta semana, além da Pesquisa de Contorno, também terá seguimento a Pesquisa Domiciliar. A primeira aborda motoristas e passageiros em formato de blitz, com questionamentos sobre a viagem, enquanto a segunda é direcionada a moradores de bairros selecionados da Capital.
Pesquisa domiciliar
Ocorre de terça a sexta-feira, das 12h às 20h, e aos sábados, das 10h às 18h. Os bairros a serem visitados são Santa Maria Goretti, Jardim Floresta, Jardim São Pedro, Moinhos de Vento, Bela Vista, Mont Serrat, Rio Branco, Boa Vista, Três Figueiras, Chácara das Pedras, Petrópolis, Cristo Redentor, Costa e Silva, Santa Rosa de Lima, Rubem Berta, Independência, Floresta, Rio Branco, Higienópolis e Auxiliadora.
Os pesquisadores estarão vestidos com coletes que identificam a ação e com credenciais que contém nome, sobrenome e RG. A identidade pode ser confirmada por meio da EPTC (telefone 118) e também pelos contatos do Consórcio (51) 99241-7302 e (11) 3097-8112. Eles se identificam, entregam folder e explicam o motivo e a importância da pesquisa.
A ação começou em agosto de 2023 e agora está na última etapa. O objetivo é auxiliar no planejamento urbano e no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o transporte e a infraestrutura de Porto Alegre.