Durante a classificação da bandeira preta, que restringe ainda mais as atividades, devido ao agravamento da pandemia, o Detran-RS está reduzindo o número de aplicação de provas. Com isso, as provas teóricas presenciais foram canceladas. Já a aplicação de provas práticas para quem estiver fazendo a primeira habilitação ou mudando de categoria será reduzida em 50%.
De acordo com as regras do decreto estadual, o número de provas práticas semanais aplicadas durante a vigência da bandeira preta deve ser 8,6 mil — pouco mais da metade das 16,4 mil que seriam possíveis em bandeira vermelha.
Já as provas teóricas na modalidade à distância, onde o aluno vai até o Centro de Formação de Condutores e realiza o exame por computador serão mantidas. Atualmente, só 30 CFCs realizam este tipo de avaliação no Estado.
O serviço é considerado essencial, mas o Detran-RS recomenda que os candidatos adiem a procura caso não seja absolutamente necessário. O prazo para conclusão do processo habilitação está interrompido, portanto, não há prejuízo para o candidato que adiar a realização do exame.