Os mais de 70 dias que o Detran-RS passou sem aplicar nenhum tipo de prova para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre março e maio de 2020, ainda se refletem no número de pessoas aguardando para realizar os testes. Impactada pela pandemia, a autarquia tenta diminuir a espera.
No total, 66.755 candidatos aguardam para realizar os exames em um dos 268 Centros de Formação de Condutores (CFCs) do Rio Grande do Sul. O número, atualizado até a manhã desta segunda-feira (4), equivale aos concorrentes que já finalizaram todas as aulas e que estão aptos a fazer os testes — parte deles, no entanto, opta por não realizar as provas de imediato por receio de reprovação ou de exposição ao coronavírus.
Para os exames teóricos, são 32.875 pessoas; para os práticos, são 33.880. Somando os dois, o número é 10,6% menor do que na metade de outubro do ano passado, quando GZH também se debruçou sobre o tema — à época, 74.698 estavam à espera por um dos tipos de provas.
As cidades onde a demanda represada é maior tanto para exames teóricos quanto práticos são Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, São Leopoldo, Pelotas e Rio Grande.
— O que eu ainda percebo é que a procura por serviços de habilitação aumentou. Então, mesmo que a gente faça todo o esforço, a população ainda está precisando. A gente ainda está tentando equilibrar isso — explica o diretor-técnico do Detran-RS, Fábio Pinheiro dos Santos.
Mesmo com a resolução do problema, o número de pessoas que aguardam provas não será zerado, já que sempre há candidatos esperando, mesmo no período pré-pandemia.
Provas teóricas online
Uma das grandes apostas do Detran para 2021 é a realização de provas teóricas online com fiscal a distância. Desde o início de agosto do ano passado, o projeto-piloto foi se espalhando pelo Rio Grande do Sul e já está presente em 30 CFCs de 26 cidades, que, juntos, oferecem 762 vagas por semana.
São elas: Bagé, Bento Gonçalves (2), Camaquã, Campo Bom, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Charqueadas, Flores da Cunha, Garibaldi, Getúlio Vargas, Ijuí (2), Lajeado, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Osório, Pelotas (2), Porto Alegre, Santa Maria, Santo Antônio da Patrulha, São Gabriel, São Leopoldo, São Luiz Gonzaga, Teutônia (2), Torres e Tramandaí.
Cada centro tem uma estrutura diferente, e os alunos continuam realizando as provas nos CFCs ou em salas próprias do Detran — com o distanciamento imposto pela pandemia. Mas a grande vantagem do modelo é que os fiscais fazem o monitoramento online e não precisam se deslocar até as cidades. Assim, podem realizar mais de uma prova em menor tempo, e os que estão incluídos no grupo de risco para o coronavírus não ficam expostos.
O tempo dos exames também ficou menor, passando de uma hora para 45 minutos. Em alguns casos, o modelo de provas online com examinador a distância também evita o deslocamento dos próprios alunos.
— Ele (o examinador) saía de Porto Alegre para ir lá fazer uma aplicação de provas em papel. E o resultado ainda precisa voltar para Porto Alegre, ser escaneado, digitalizado, e o resultado leva em torno de sete dias. E na prova eletrônica não: ele faz a prova ali, não tem papel, e automaticamente, de forma remota, o monitor está controlando a prova, e o candidato não precisou se deslocar para outro município. Terminou a prova, em poucos minutos tem o resultado, o que permite avançar para as aulas práticas. Vejo isso como uma inovação que a pandemia nos trouxe.
Esse modelo, que começou como projeto-piloto, será ampliado ao longo de 2021. A ideia é que, aos poucos, o Detran possa expandi-lo para todos os CFCs que quiserem fazer a adesão. Consequentemente, o objetivo é que haja uma redução no número de provas teóricas represadas.
Em sete cidades, o Detran possui salas próprias para aplicação de provas eletrônicas: Alegrete, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria e Santo Ângelo. Nestes locais, no entanto, há supervisão presencial.
Nova força-tarefa ainda não está garantida
Ao longo de 2020, foram realizados dois mutirões para a realização de provas no Estado. Os dois foram encerrados em 18 de dezembro. A força-tarefa para as teóricas conseguiu disponibilizar 30.595 exames adicionais, e a das práticas, 16.246.
Com o projeto de provas teóricas online, o Detran espera não necessitar de outro mutirão nesta frente. Para as práticas, no entanto, uma nova força-tarefa é estudada, mas isso vai depender da disponibilidade de servidores de outros órgãos da Secretaria de Segurança Pública.
Dos 196 examinadores, 40 que tinham contrato emergencial tiveram renovação. Todos eles tiveram as férias suspensas e só voltarão a folgar no final de fevereiro para dar conta da demanda.
Nenhum serviço indisponível
Todos os serviços que foram suspensos durante a pandemia já foram retomados pelos CFCs, mas com as restrições necessárias. Apenas as aulas teóricas presenciais não estão acontecendo — por enquanto, ocorrem de forma remota.
Em 1º de dezembro de 2020, entrou em vigor a Resolução 805 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que restabelece os prazos para a regularização das CNHs vencidas. Motoristas cujo documento venceu em 2020 podem renová-lo até um ano depois da data de validade, de acordo com um cronograma (clique para acessar).