A manhã deste sábado (12) foi marcada por transtornos no trânsito na região da nova ponte do Guaíba. Os motoristas que se deslocavam em direção a Porto Alegre, pela BR-290, encontravam cerca de dez quilômetros de lentidão próximo do limite de Eldorado do Sul com a Capital.
O motivo da tranqueira é a instalação de placas informativas na estrutura inaugurada na última quinta-feira (10) - apenas o sentido em direção ao Sul do Estado, acessado por uma das alças da freeway, está liberado.
Nas placas, é informado o tamanho do vão da nova ponte: 2,3 km. Também há detalhes sobre qual pista o condutor deve tomar para se dirigir a Porto Alegre. Após finalizada, a PRF vistoria a obra e, se constatada a segurança exigida, a via será liberada ao trânsito.
A programação inicial era autorizar o trânsito no domingo (13) em uma área que ainda não recebeu qualquer automóvel. As alças que serão liberadas são a chegada ao bairro Humaitá, ligação que leva os veículos até a Avenida Castello Branco, a caminho do Centro Histórico, e próximo ao km 99 da BR-290, poucos metros após a elevada do Saco da Alemoa.
Na sexta-feira (11), o Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) atualizou a programação, pelo avançado da obra, com previsão de liberação ainda neste sábado. Em caso de chuva forte, a entrega da rodovia pode atrasar.