Com direito a buzinaço, o tráfego na nova ponte do Guaíba foi liberado para veículos às 17h10min desta quinta-feira (10). Duas viaturas da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um Nissan March e um caminhão foram os primeiros veículos a transitarem na estrutura.
Após a cerimônia de inauguração da ponte, na manhã desta quinta, com a presença do presidente Jair Bolsonaro, a liberação da pista para veículos estava prevista para 16h. Entretanto, houve atraso, pois agentes da PRF e da empresa Queiroz Galvão, responsável pela obra, precisaram fazer ao menos duas varreduras pelos 2,9 quilômetros do trecho. Como não havia problema, os cones foram removidos, e os motoristas acompanham os veículos da PRF pela alça de subida à ponte.
O primeiro trecho liberado liga a freeway à região das Ilhas. No domingo (13), veículos também poderão trafegar no sentido Eldorado do Sul-Porto Alegre, com a liberação de outras duas alças.
Cerca de 20 minutos após a liberação, uma caminhonete estragou na alça de acesso. O veículo foi recolhido para o acostamento. De acordo com o engenheiro Carlos Vieira, supervisor do Dnit, a liberação ocorreu sem transtornos.
— Foi feita uma varredura na pista para verificar se havia algo faltando, alguma sinalização que prejudicasse o andamento. Ficamos felizes. É muito tempo de dedicação agora à disposição dos motoristas — disse.
Momentaneamente, somente veículos podem passar pelo local. Mas o Dnit não descarta a liberação para pedestres e ciclistas.