O Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS) planeja iniciar no dia 13 de outubro a operação de uma sala extra para a realização dos exames teóricos para os condutores que buscam a habilitação. O novo espaço oferecerá, temporariamente, cinco turmas com 30 vagas cada, para candidatos da Região Metropolitana.
Assim, a projeção do órgão é aumentar a oferta em 150 vagas por dia. Atualmente, são 42 vagas oferecidas no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). A sala extra ficará no 9° andar do prédio da Secretaria de Segurança Pública, localizado na Rua Voluntários da Pátria, 1.358, próximo da estação Rodoviária e do Trensurb.
De acordo com o Detran/RS, as salas que estavam sendo oferecidas em Centros de Formação de Condutores (CFCs) muitas vezes não eram totalmente aproveitadas, em razão dos protocolos de segurança do distanciamento controlado, que exige dois metros entre os candidatos.
O departamento segue ampliando a força-tarefa para aplicar exames teóricos no interior do Estado. Nesta segunda-feira (5), foram abertas turmas em Montenegro e, a partir do dia 13 de outubro, no Litoral. Desde o final de agosto, já foram atendidas as regiões de Alegrete, Santo Ângelo, Santa Maria e Pelotas. As provas impressas são aplicadas nos CFCs.
O Detran/RS também ampliou a quantidade de vagas para provas teóricas eletrônicas nas regionais de Santa Maria, Caxias do Sul e Porto Alegre. O tempo de prova foi reduzido para 45 minutos.
O prazo de um ano para concluir o processo de habilitação está suspenso pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A regra se aplica tanto para os serviços em andamento quanto para os que vierem a ser abertos.