Por causa do acúmulo de exames provocado pelas restrições de combate à pandemia, o Detran-RS vai realizar, na primeira quinzena de outubro, uma força-tarefa de provas práticas. A previsão é de que esse esforço dure 90 dias.
Servidores em atividades internas com formação de examinador de trânsito serão remanejados para aumentar a capacidade de atendimento. O órgão estima que há cerca de 103 mil candidatos com processo de habilitação em andamento e que concluíram a fase das aulas. Desse total, 43 mil têm condições de fazer a prova teórica e 60 mil, a prática.
Cada um dos 266 Centros de Formação de Condutores (CFCs) possui suas datas, horários e locais de prova já estabelecidos pelo Detran-RS. Os examinadores do departamento irão até o local atender os candidatos previamente agendados, respeitadas as vagas oferecidas pela autarquia.
Mesmo adotando este agendamento, o órgão lembra que poderá haver cancelamentos se constatados sintomas de covid-19 em examinadores. Nesses casos, de imediato, ocorrerá o afastamento do examinador da atividade, para testagem e, caso positivo, quarentena para tratamento.
Candidatos devem procurar CFCs
O prazo para que o candidato conclua seu processo de habilitação foi estendido de 12 para 18 meses, a contar da data de abertura do processo, conforme definição do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Mesmo assim, o Detran-RS solicitou nova prorrogação para que não haja ainda mais prejuízos aos candidatos.
A recomendação para quem aguarda agendamento de exames é manter contato com o CFC para acompanhar a disponibilidade de vagas. Recomenda-se também acessar o site do departamento (detran.rs.gov.br) e conferir o protocolo a ser seguido para realização de exame prático de direção.
Outras ações adotadas pelo DetranRS
- • Atendimento individualizado aos CFCs que solicitam permutas (trocas de vagas de exame teórico por exame prático, ou vice-versa).
- • Projeto-piloto de provas teóricas aplicadas nos CFCs, na modalidade remota, com a supervisão online de um servidor do DetranRS. A possibilidade de adesão dos CFCs foi iniciada em agosto.
- • Força-tarefa de provas teóricas, no início de agosto, para atender demanda represada que aguarda prova teórica. Com a redução das vagas ofertadas nas salas, os examinadores vão aos CFCs aplicar exames teóricos impressos.