Começa neste domingo (9) a cobrança da tarifa nas cinco novas praças de pedágios construídas pela CCR ViaSul no Estado. Quatro delas ficam entre Canoas e Carazinho, trecho de 264 quilômetros da BR-386 que a reportagem percorreu em novembro para mostrar as condições da rodovia. A outra está na BR-101 em Três Cachoeiras.
Padronizada em todas as unidades e cobrada nos dois sentidos, a tarifa custará R$ 2,20 para motos e R$ 4,40 para carros. Cifra será corrigida anualmente pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Desde 30 de janeiro, a concessionária testa a implementação da cobrança abordando os usuários que passam pelas cabines. Até a noite deste sábado (8), ninguém precisará tirar dinheiro da carteira. Os motoristas apenas serão alertados sobre o começo da operação por material informativo.
O período também é aproveitado para realização dos últimos treinamentos práticos e ajustes no sistema de arrecadação, informou a empresa. Para operar o serviço, foram contratadas 200 pessoas, sendo 23 delas moradoras de Fontoura Xavier. O município de 10 mil habitantes cortado pela BR-386 recebeu uma das estruturas.
— Se contabilizadas as vagas para manutenção da via, temos mais de cem moradores empregados pela concessionária. A praça trouxe emprego e vai gerar ICMS. Porém, nossa cidade é muito ligada a Soledade. Foro, Defensoria Pública, Promotoria e Cartório de Registro de Imóveis ficam lá. O pedágio vai atrapalhar. Por isso, estamos pleiteando isenção de pagamento para veículos emplacados aqui — observa o prefeito de Fontoura Xavier, José Flávio Godoy da Rosa.
Diretor-presidente da concessionária, Fausto Camilotti descarta a dispensa tarifária:
— Quem andar na rodovia vai usufruir de todos os benefícios. Não faz sentido esse tipo de isenção — pontua.
Pacote
A CCR é a maior concessionária de rodovias do país, responsável pela administração da Presidente Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, e da Anhanguera-Bandeirantes, que conecta a capital paulista ao interior do Estado.
No Rio Grande do Sul, responde pela Rodovia de Integração do Sul (RIS), pacote de quatro estradas federais que cortam o solo gaúcho: freeway e BRs 101, 386 (entre Canoas e Carazinho) e 448. Cabe à empresa paulista fazer manutenção, conservação e melhorias nestas vias. Em contrapartida, vai administrar por 30 anos as sete praças de pedágio, incluindo as duas na freeway.
Segundo a direção, nos próximos cinco anos, as quatro rodovias alcançarão o mesmo parâmetro técnico de qualidade de pavimento e sinalização, ainda que tenham configurações de pistas e de velocidades diferentes. A exigência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) é de que no primeiro ano sejam realizados trabalhos como conserto de placas e pontes, roçada, pintura e manutenção do pavimento. Obras mais profundas são esperadas a partir de sábado que vem, 15 de fevereiro, quando se completa o primeiro ano de concessão.
— Das nossas ideologias, a central talvez seja conservar a segurança viária — destaca Camilotti.
Investimentos
Todo o trecho concedido à CCR ViaSul já conta com os serviços de atendimento médico e mecânico e, ao longo do ano, recebeu os trabalhos iniciais de recuperação do pavimento e manutenção.
A concessão exige investimento de R$ 5 bilhões em obras e R$ 3,8 bilhões em conservação e operação, abrangendo 36 municípios, em total de 473,5 quilômetros de estrada. A expectativa é de que sejam gerados 4 mil empregos durante as obras, segundo estimativa do governo do Estado.
Mudanças em agosto na freeway
Está prevista para o próximo dia 15 de agosto, a mudança do local do pedágio em Gravataí, na freeway. A estrutura substituirá a que atualmente opera no km 77, no mesmo município. A nova praça será erguida no km 60.
Além disso, o novo local contará com uma cabine a mais. Das 24 projetadas, 16 poderão ser utilizadas em ambos os sentidos (bidirecionais), duas serão automáticas (para veículos com chip no parabrisas), e seis, mistas (podendo operar manual ou automaticamente).
Em razão da alteração, a CCR ViaSul, que administra a rodovia, prevê perda de 20% na arrecadação e a prefeitura, incentivo para o desenvolvimento da cidade.
— É uma reivindicação histórica da nossa comunidade. Vai desonerar o bolso dos nossos munícipes e atrair investidores para o ramo imobiliário, pujante por aqui. Sem o custo do pedágio, aumenta nosso potencial de atração de indústrias e, por consequência, de criação de emprego — argumenta o prefeito de Gravataí, Marco Alba.
Valor
No mesmo dia em que uma praça será ativada e outra desligada no território gravataiense, o pedágio em Santo Antônio da Patrulha passará a ter cobrança em ambos os sentidos, com valores idênticos às demais praças (R$ 4,40). O pagamento será somente em dinheiro. Atualmente, há apenas uma tarifa em sentido único para quem trafega em direção a Osório, no valor de R$ 8,80.
De acordo com a CCR, o tráfego médio diário é de 47 mil veículos em Gravataí e 15 mil em Santo Antônio da Patrulha.
Principais melhorias previstas
A CCR ViaSul promete instalar câmeras de vigilância com detecção de acidentes em incidentes ao longo das quatro rodovias até 2022. Conforme a empresa, o sistema será capaz de identificar anomalias e de alertar a central de monitoramento. Veja outras exigências da concessão.
BR-386
- Duplicação ou readequação dos 264 quilômetros entre Carazinho e Canoas até 2036. Atualmente, 164 quilômetros são de pista simples
- Construção de 18 passarelas em 12 cidades entre 2021 e 2030
- Construção de 56 acessos e 27 retornos entre 2021 e 2036
- Implantação de 43,9 quilômetros de iluminação na pista principal entre Carazinho e Nova Santa Rita entre 2019 e 2023
- Construção de sete estruturas definitivas para abrigar bases operacionais ou Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) até agosto. Por enquanto, são provisórias. Os SAUs são pontos com informações, banheiros, fraldários e totens que permitem interação do usuário com a concessionária. Bases operacionais são onde ficam os 29 veículos de apoio médico e mecânico que atuam na rodovia
- São seis ambulâncias de atendimento pré-hospitalar, duas UTIs, nove guinchos, sete veículos de inspeção de tráfego, dois caminhões-pipa, dois caminhões-boiadeiro e um munck
BR-101
- Construção de dois acessos em São Pedro de Alcântara até o fim do ano
- Construção de dois acessos em Torres entre 2022 e 2023
- Construção de uma interconexão em Três Forquilhas em 2023
- Reformulação de uma interconexão em Osório entre 2022 e 2023
- Reformulação de meio retorno em Osório em 2022
- Reformulação de seis retornos em Osório, Três Cachoeiras e Torres em 2023
- Implantação de 10 passarelas até 2023 em cinco cidades
Freeway
- Construção de 73,7 quilômetros de faixa adicional de pista em cada sentido, do entroncamento com a RS-030, em Osório, ao acesso à RS-118, em Gravataí, entre 2031 e 2033
- Construção de alça de retorno em Osório entre 2022 e 2023
- Construção de duas interconexões em Gravataí, uma em Santo Antônio da Patrulha, uma em Osório e uma em Cachoeirinha - todas em 2020
- Reformulação da interconexão do km 98, em Porto Alegre, em 2022
- Construção de quatro passarelas - duas em Porto Alegre e duas em Gravataí – entre 2022 e 2024
- Implantação de 25,1 quilômetros de iluminação na pista principal entre Osório e Gravataí até 2023
BR-448
- Não há previsão de obras significativas além de investimentos em recuperação, manutenção, conservação e atendimento aos usuários. Não conta com praça de pedágio.