O ministro de Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas vistoriou nesta sexta-feira (2) trechos em obras da BR-116, entre a Região Metropolitana e o sul do Estado. Acompanhado do comandante militar do Sul, general Geraldo Antônio Miotto, e do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), general Antônio Leite dos Santos Filho, percorreu cerca de 10 quilômetros que são duplicados pelo Exército, no trecho de Barra do Ribeiro.
— Impressionante como as obras andaram de janeiro para agora. Em alguns trechos está sendo feito retrabalho, porque a empreiteira saiu, abandonou o trecho — disse o ministro em uma entrevista às margens da rodovia.
Conforme Tarcísio, o diretor-geral do Dnit chegou um dia antes ao Estado, percorreu todo o trecho que está sendo duplicado e constatou alguns problemas. Adianta que há a possibilidade de rescisão de contratos com algumas construtoras e entrada do Exército em mais trechos.
— Já vimos os problemas. Já identificamos empresas que estão com problemas e que eventualmente terão até seus contratos rescindidos. Estávamos conversando com o general Miotto sobre a possibilidade do Exército assumir alguns desses trechos — adiantou o titular da pasta de Infraestrutura.
Miotto disse que os soldados trabalham “24 horas por dia, sete dias na semana”.
— Com chuva ou sem chuva a gente está trabalhando. Os caminhoneiros passam aqui e buzinam cumprimentando os nossos soldados.
Bolsonaro no RS
Tarcísio Gomes de Freitas afirmou que o presidente da República Jair Bolsonaro virá ao Rio Grande do Sul no dia 12 de agosto para inauguração de 47 quilômetros de obras. Destes trechos, 15 quilômetros estão na região de Tapes e Camaquã — já liberados ao tráfego —, 12 quilômetros nas proximidades de São Lourenço do Sul e 20 quilômetros na região de Pelotas.
— Seguimos firme para chegar ao final do ano com 80, 90 quilômetros duplicados — projetou Tarcísio.
A previsão de conclusão total do trecho sul de duplicação da BR-116 é final de 2021, segundo o ministro.
O Dnit está fazendo um estudo para liberar mais trechos para o tráfego de veículos. Esses pontos da estrada estão com a pavimentação pronta e faltam poucos detalhes para finalizar.
Ponte do Guaíba
Neste sábado (3), o ministro de Infraestrutura vai vistoriar a nova ponte do Guaíba. Segundo ele, o objetivo é finalizar os trabalhos no primeiro semestre de 2021.
Contingenciamento
Conforme o ministro, o último contingenciamento de recursos feito pelo Governo Federal não atingirá obras no Estado.
— Essas obras do Rio Grande do Sul foram tomadas como prioridade. O Rio Grande do Sul tem muitas frentes abertas e a gente não pode ficar trabalhando com recursos pulverizados — disse Tarcísio. Ele acredita que, até o final do ano, parte dos recursos contingenciados será liberada.