Prevista para ser liberada totalmente na semana passada, a ponte sobre o Rio Caí, entre Montenegro e Nova Santa Rita, segue com o trânsito parcialmente interrompido na manhã desta terça-feira (4). Após uma série de adiamentos, a liberação das quatro vias – nos dois sentidos – era estimada para a última sexta-feira (31).
Em razão do mau tempo, a data foi transferida para segunda-feira (3). No entanto, o prazo foi empurrado novamente, para o dia seguinte.
Atualmente, três das quatro pistas estão liberadas para os veículos. Apenas uma, no sentido Capital-Interior, está bloqueada – esta faixa precisa passar pela aplicação de uma camada asfáltica para remover a sinalização antiga e receber nova demarcação.
A CCR Via Sul informou que a liberação total do trecho depende das condições climáticas. Por volta das 8h30min desta terça, uma forte neblina era registrada na região, dificultando a visibilidade.
Nesse horário, homens não estavam trabalhando na pista. Alguns funcionários estavam operando embaixo da ponte. A concessionária informou que a mobilização no local ocorreria ainda na manhã desta terça-feira, mas não garantiu a liberação total da ponte na data.
Na manhã desta terça, o trânsito na região fluía bem nos dois sentidos. No trecho parcialmente liberado, em alguns momentos, a fila de carros aumentava em razão do estreitamento, mas sem pontos de congestionamento.
Mais de dois anos de bloqueio
O trecho está parcialmente bloqueado desde outubro de 2016. O trânsito no sentido Montenegro-Nova Santa Rita foi totalmente interrompido na ocasião sob ameaça de a estrutura ruir. Desde então, a região virou um dos símbolos de transtornos viários no Estado.
O gargalo provocado pela interrupção parcial no trecho causava transtornos no início e no final do dia e, principalmente, em feriados, quando filas de congestionamentos eram registrados. Com três das quatro pistas liberadas, o fluxo é melhor, mas o tráfego fica mais pesado em alguns momentos do dia no sentido Capital-Interior em razão da pista simples.
Cronologia
2016
Em 15 de outubro, a ponte teve o sentido Interior-Porto Alegre completamente interditado para reforço. A estrutura corria o risco de ruir. Inicialmente, o Dnit divulgou informativo onde estimava o prazo de aproximadamente 120 dias para conclusão dos serviços.
2017
O Dnit atrasou o cronograma de estudos técnicos e a obra não foi finalizada dentro do período. O anteprojeto, previsto para o fim de 2016, foi finalizado apenas em julho de 2017. Em setembro do mesmo ano, o edital para contratação da empresa responsável pela obra foi publicado.
2018
O contrato com a vencedora na disputa, a construtora paranaense Arteleste, foi assinado e publicado no Diário Oficial da União em janeiro de 2018. Entre abril e junho, a empresa desenvolveu o projeto de restauração. Em julho, as obras de recuperação da ponte começaram. Na época, a estimativa de conclusão dos serviços apontava por março de 2019.
2019
A estimativa de conclusão da obra foi empurrada para a segunda quinzena de maio. O Dnit citou cheias do rio durante o ano anterior como uma das justificativas para o novo adiantamento. No dia 27 de maio, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a empresa CCR ViaSul liberaram parcialmente o trânsito na BR-386 no trecho. A liberação total estava programada para o dia 31 de maio, mas o mau tempo acabou atrasando o cronograma, empurrado por segunda-feira (3) e depois para terça-feira (4).
Apenas uma das quatro faixas, no sentido Capital-Interior, está bloqueada. A pista precisa passar pela aplicação de uma camada asfáltica para remover a sinalização antiga e passar por uma nova demarcação.