Após quase três anos de bloqueios e congestionamentos, a liberação do trânsito nas duas pontes sobre o Rio Caí na BR-386, no limite entre Nova Santa Rita e Montenegro, irá ocorrer nesta sexta-feira (31). A concessionária CCR Via Sul segue trabalhando na recuperação do asfalto e na sinalização do local e, mesmo com a chuva dos últimos dias, a previsão de liberação do trecho – no km 427 da rodovia – está mantida.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) afirma que está acompanhando os trabalhos no local. Segundo o chefe da delegacia da PRF de Lajeado, Paulo Reni da Silva, ainda não foi passado um horário exato para a liberação da rodovia.
— A CCR está trabalhando no local, fazendo a recuperação do pavimento, a sinalização (…) Eu cheguei a ir lá ontem (quarta-feira), são coisas bem pontuais para que ocorra a liberação e o tempo realmente pode ser um impeditivo. Pelo que sabemos, a liberação está mantida para amanhã, não sabemos um horário exato, mas a PRF vai acompanhar — disse Reni.
Na semana passada, a construtora Arteleste finalizou os trabalhos de recuperação de um dos lados da ponte do Rio Caí, no sentido Interior-Capital, com a retirada dos tapumes e do canteiro de obras. Neste momento, o trânsito está liberado em somente duas das quatro faixas da rodovia - uma em cada sentido. Na última segunda-feira (27), uma liberação parcial foi feita no local e, com isso, os veículos não precisam mais circular em somente uma das pontes, como ocorria anteriormente.
Com a liberação completa, a BR-386 voltará a ter duas pistas para cada sentido no trecho, o que deve dar fim aos congestionamentos registrados na região aos finais de semana e em datas festivas.
Trecho está interrompido desde 2016
Um dos lados da ponte do Rio Caí na BR-386 está interrompido desde outubro de 2016, pois havia risco de ruir. O local está sinalizado e o limite máximo de velocidade no trecho é de 40 km/h. A obra deveria ter começado em abril de 2017, mas houve demora para realizar a licitação.
O contrato entre o Dnit e a construtora só foi assinado em janeiro de 2018. Entre abril e junho, a empresa desenvolveu o projeto de restauração da travessia. As obras começaram em julho e deveriam ter sido finalizadas em fevereiro de 2019, mas houve prorrogações de prazo para março e maio.
O valor inicial da obra previa investimento de R$ 9,4 milhões. Porém, houve reajustamento do contrato e a recuperação está custando R$ 9,9 milhões.