- Decolagem da aeronave foi realizada às 13h06min pelo horário de Brasília com sucesso
- O foco é alcançar uma das luas de Júpiter, a Europa
- O satélite do planeta pode conter água, segundo observações feitas pela Nasa, o que seria adequado para abrigar condições de vida fora da Terra
A Nasa marcou para esta segunda-feira (14) o lançamento da sua primeira missão para Júpiter em mais de uma década. O foco será uma de suas luas, que tem um oceano de água líquida, fazendo com que seja um dos locais promissores para investigar vida fora da Terra. A decolagem está prevista para 12h06min na Flórida, 13h06min no horário de Brasília. Será usada uma aeronave SpaceX Falcon Heavy, partindo do histórico Complexo de Lançamento 39A no Centro Espacial Kennedy para levar a Europa Clipper, que é a maior nave para uma missão planetária.
Conforma a agência espacial "o principal objetivo científico de determinar se há lugares abaixo da superfície da lua gelada de Júpiter, Europa, que poderiam suportar vida é baseado em fatos científicos".
Segundo os cientistas, a área de água pode ter cerca de 60 a 150 quilômetros de profundidade - mais do que o dobro de água de todos os oceanos da Terra combinados. Apesar do lançamento, é esperado que a chegada às imediações de Júpiter ocorra em 2030.
O investimento é de US$ 5,2 bilhões. A evidência de que há um oceano na lua Europa foi coletada pela sonda espacial Galileo da Nasa, que orbitou Júpiter de 1995 a 2003.
A SpaceX faz transmissão pelo X