Com o avanço das águas sobre as ruas de Porto Alegre, em especial no Centro Histórico, Menino Deus, Quarto Distrito e Cidade Baixa, uma ferramenta que é essencial é a comunicação. Seja para relatar como está a situação de determinada área ou, até mesmo, pedir resgate. Assim, a telefonia e a internet móvel funcionando são de extrema importância em situações como esta. E, de acordo com as operadoras, os serviços seguirão em funcionamento.
Segundo nota da Anatel, em um último levantamento feito pela agência, no último domingo (5), somente 12 municípios do Rio Grande do Sul estão sem serviços de telecomunicações: Arroio do Meio, Arroio dos Ratos, Eldorado do Sul, Encantado, Estrela, Marques de Souza, Pouso Novo, Progresso, Roca Sales, Santa Clara do Sul, São Vendelino e Travesseiro.
Com a abertura de roaming entre as prestadoras, que é o serviço que permite ao cidadão se manter conectado com rede de outra operadora quando a sua está fora do ar, "os impactos decorrentes do evento climático sobre os serviços de telecomunicações foram minimizados".
A Anatel explica que dos 497 municípios no Rio Grande do Sul, 259 foram afetados de forma parcial, mas, nestes últimos, há ao menos alguma prestadora com cobertura ativa e, sendo assim, há conexão disponível para todas as outras. Ou seja, Porto Alegre está com pleno funcionamento para telefonia e para internet móvel, mesmo que uma ou mais operadoras atuantes na cidade saíam de serviço temporariamente — uma ficando ativa já supre a necessidade das demais.
A informação é chancelada pela Conexis, associação das empresas do setor, como Vivo, Claro, Tim e Oi, que, por meio de comunicado, garantiu que as operadoras de telecomunicações estão atuando para minimizar os impactos causados pelas fortes chuvas que atingiram municípios do Rio Grande do Sul e que estão trabalhando para o "restabelecimento dos serviços prejudicados no menor tempo possível".
A associação dá ainda mais detalhes sobre como funciona o serviço de abertura de roaming. De acordo com a Conexis, as prestadoras que que atuam no Estado habilitaram suas redes de forma que, onde há apenas uma das redes disponíveis, automaticamente os clientes de qualquer operadora possam acessar a disponível. A medida vale para todos os clientes com serviço ativo, seja com planos pós ou pré-pagos — para usar a rede aberta entre operadoras, é preciso habilitar/ativar nos aparelhos celulares a opção "Roaming" e "Seleção Automática de Operadora".
Oi fora do ar
Na tarde desta terça-feira (7), a internet de fibra ótica da operadora Oi ficou fora do ar por algumas horas em Porto Alegre. A reportagem entrou em contato com a assessoria da prestadora, que apontou que "a infraestrutura que dá suporte à internet tem apresentado uma série de ocorrências que têm sido solucionadas constantemente pelas equipes de prontidão".
E, diante das constantes mudanças na região de Porto Alegre, a Oi apontou que "novas ocorrências têm sido registradas e reparadas sucessivamente, mas o prazo para a solução dos problemas depende de vários fatores, especialmente do acesso às redes, que em muitos casos estão submersas".
Especificamente sobre a situação desta terça, a assessoria da operadora alegou que "houve uma concentração de ocorrências que causaram problemas no fornecimento e as equipes técnicas já estão trabalhando para restabelecer os serviços o mais rapidamente possível". No começo da noite o serviço já estava quase plenamente estabilizado.