879 dias — completados nesta segunda-feira (5) — e contando. O astronauta russo Oleg Kononenko é o novo detentor do recorde de permanência no espaço. A marca, que era do seu compatriota Gennady Padalka, que passou 878 dias, 11 horas, 29 minutos e 48 segundos no espaço, foi quebrada no último domingo (4).
Desde setembro de 2023 no espaço, Kononenko alcançou o recorde às 5h30min, horário de Brasília, do domingo. Em sua quinta missão, de acordo com informações da Agência de Notícias Russa (TASS, na sigla em russo), o astronauta, de 59 anos, deve permanecer em órbita até o dia 23 de setembro deste ano, alcançando a marca absoluta de 1.100 dias no espaço.
No dia 5 de junho, ele também se tornará o primeiro humano a passar mil dias em órbita. Ele realiza missão na Estação Espacial Internacional.
— Estou orgulhoso de todas as minhas conquistas, mas estou mais orgulhoso de que o recorde da duração total da permanência humana no espaço ainda seja detido por um cosmonauta russo —
Sua primeira ida ao espaço foi em abril de 2008. Ao fim da missão, no acumulado de dias, serão três anos completos no espaço. Atualmente, são dois anos e seis meses que Kononenko já passou no espaço.