Youtuber com maior número de inscritos no mundo, Jimmy Donaldson, conhecido como MrBeast (nome também atribuído ao seu canal na plataforma), publicou um vídeo neste domingo (5) mostrando que financiou a construção de 100 poços de água em cinco países da África. Ao acompanhar as obras, o influenciador também ajudou a solucionar outros problemas das comunidades beneficiadas, promovendo a doação de livros para escolas, bicicletas para crianças e a reconstrução de uma ponte sobre um rio.
Os 100 poços foram construídos em cinco países: Quênia, Zimbábue, Uganda, Somália e Camarões. No vídeo, ele mostra como as obras irão beneficiar os moradores das comunidades, que bebiam água imprópria para consumo em uma pequena represa ou percorriam grandes trajetos para encher os galões de abastecimento.
Em um dos trechos do vídeo, MrBeast aparece sendo recepcionado por professores e alunos de uma escola beneficiada com a construção de um poço no pátio da instituição. Um hospital de Zimbábue também recebeu um dos poços.
— Eu sei que é estranho um youtuber ter que fazer tudo isso, mas alguém tem que fazer, e se ninguém mais fizer, a gente faz — disse. Na sequência, o influenciador pede doações para o seu site de filantropia e diz que todo lucro obtido com o vídeo será revertido para a construção de mais poços.
O vídeo da construção dos poços pode ser assistido, inclusive, em português, uma vez que o youtuber faz a dublagem de seu conteúdo para diversos idiomas.
Quem é o youtuber MrBeast
Jimmy Donaldson tem 25 anos e nasceu no Kansas, Estados Unidos. Ele aparece em primeiro lugar em duas listas da Forbes: a de Principais Criadores de 2023 e na de Estrelas mais bem pagas do YouTube de 2022. De acordo com seu perfil na revista, ele fatura R$ 264 milhões por ano (US$ 54 milhões anuais, na cotação atual).
A maior parte de seu dinheiro vem da publicidade de seus vídeos do YouTube, através de seu canal que acumula mais de 207 milhões de inscritos, sendo considerado o maior produtor de conteúdo da plataforma no mundo.
Além do canal, o influenciador também é dono de uma rede de fast-food, a MrBeast Burger. Neste ano, ele estampou as manchetes de jornais por processar a empresa que administrava a sua rede de restaurantes, alegando que a fornecedora diminuiu a qualidade dos ingredientes para expandir a produção.