Em meio à luz das estrelas e em clima de Halloween, “ossos de uma mão cósmica e fantasmagórica” foram registrados pela Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos. A agência divulgou a imagem nesta segunda-feira (30) e informou que se trata do campo magnético de uma estrela morta.
Similar a manopla do personagem Thanos, da Marvel, a imagem foi capturada por dois telescópios de raio X da Nasa, que monitoram o pulsar da MSH 15-52, uma estrela morta situada a 16 mil anos luz da Terra. Segundo a agência espacial norte-americana, o pulsar cria “jatos de matéria e antimatéria, que com um vento intenso formam uma nebulosa de vento pulsar”.
Conforme a instituição, há cerca de 1.500 anos uma estrela gigante da Via Láctea “ficou sem combustível nuclear para queimar”. Com isso, o astro colapsou e formou o que a Nasa definiu como “um objeto extremamente denso chamado estrela de nêutrons”.
“Uma característica particularmente interessante da MSH 15-52 é um jato brilhante de raios X direcionado do pulsar para o “pulso” na parte inferior da imagem. Os novos dados do IXPE (telescópio que capturou a imagem) revelam que a polarização no início do jato é baixa, provavelmente porque esta é uma região turbulenta com campos magnéticos complexos e emaranhados associados à geração de partículas de alta energia. No final do jato, as linhas do campo magnético parecem endireitar-se e tornar-se muito mais uniformes, fazendo com que a polarização se torne muito maior”, emitiu a Nasa em nota.
*Produção: Lucas de Oliveira