O magnata e bilionário Elon Musk, dono do Twitter, e Mark Zuckerberg, CEO e fundador da Meta —empresa responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp —, trocaram recentemente farpas e indiretas nas redes sociais. Tudo começou quando Zuckerberg anunciou no final de junho deste ano que lançaria o Threads, uma plataforma para concorrer com o aplicativo do passarinho azul.
Em 21 de junho, ao ver uma publicação com o anúncio da nova rede social, Musk se manifestou no Twitter e declarou, ironicamente, que mal poderia esperar para estar exclusivamente sob o controle de Zuckerberg, sem ter outras opções. Um usuário então teria marcado o o bilionário dizendo que era para ele ter cuidado, já que o CEO da Meta sabia lutar jiu-jitsu, se referindo as recentes conquistas do empresário nesse esporte. "Estou pronto para uma luta no ringue, se ele estiver", respondeu Elon.
Pouco tempo depois, Mark publicou nos Stories do Instagram um print com o comentário de Elon e respondeu de forma irônica: "Me envie a localização", fazendo alusão a uma possível luta entre eles.
Em outro tuíte que especulava sobre qual seria o local do embate, Musk também se pronunciou: "Vegas Octagon (Octógano de Las Vegas)", sugeriu. Ele também falou sobre suas habilidades: "Eu tenho esse grande movimento que chamo de “The Walrus”, onde eu apenas deito em cima do meu oponente e não faço nada", acrescentou.
A repercussão em torno de um possível acerto de contas nos ringues entre os empresários repercutiu nas redes sociais. Internautas começaram a especular se a situação se tratava de uma simples provocação ou se a disputa realmente aconteceria. Em 30 de junho, Elon fez o assunto voltar à tona ao escrever "Alguma luta casual no Coliseu".
Na tarde desta quinta-feira (6) foi a vez de Zuckerberg utilizar o Twitter para alfinetar. O fundador do Facebook publicou uma montagem em que aparece ele e Musk prontos para uma luta. "UFC 300. Vou te chutar com tanta força, Elon Musk", escreveu.
Diante da repercussão, o presidente do UFC, Dana White, manifestou publicamente que tem interesse em fazer a luta acontecer e contou que estaria em contato com os magnatas para o acerto dos detalhes, como a data e o local.
Lançamento do Threads
Threads, a nova rede social da Meta, foi lançada oficialmente nesta quarta-feira (5) e já se encontra disponível em 100 países. Seu lançamento foi divulgado poucos dias depois de Musk se envolver em uma nova polêmica, ao anunciar, em 1º de julho, que limitaria a leitura dos usuários não assinantes do Twitter para mil tuítes por dia. A decisão não agradou muitos internautas e gerou uma série de críticas na internet.
Anunciada como um "espaço de atualizações em tempo real e conversas públicas", a nova plataforma se parece com outras já existentes como Twitter, Bluesky e Mastodon. No Threads, o usuário pode optar por publicar textos, com limite até 500 caracteres, fotos ou vídeos de até cinco minutos. Ainda não é possível misturar os tipos de conteúdo em uma mesma publicação. Os usuários da plataforma podem seguir outros perfis e se conectar com eles. Também é possível curtir, comentar, replicar uma thread ou encaminhar para uma pessoa determinado post.