A Meta, responsável pelo Instagram, Facebook e WhatsApp, lançou nesta quarta-feira (5) uma nova rede social: o Threads. A plataforma é voltada para o compartilhamento de textos, fotos e vídeos e guarda semelhanças com outro aplicativo bem conhecido: o Twitter, popular rede do pássaro azul e comandado pelo empresário Elon Musk.
O lançamento da nova rede social acontece poucos dias após o Twitter ser alvo de críticas devido ao limite temporário de leituras de posts. Em 1º de julho deste ano, Elon Musk, que comprou a rede social no ano passado por US$ 44 bilhões, anunciou que os usuários não verificados poderiam ler no máximo mil tuítes por dia, o que gerou insatisfação por parte de muitos internautas.
Nessa nova rede social da empresa de Mark Zuckerberg, os usuários podem fazer o login e encontrar seus amigos vinculando as contas ao Instagram. As publicações, chamadas de threads, podem ser em formato de texto, vídeo ou foto.
No Threads, o usuário pode curtir, comentar e compartilhar tanto suas publicações quanto a dos seus contatos com outras pessoas. Desde o seu lançamento, mais de 10 milhões de usuários se cadastraram na plataforma, conforme anunciou Zuckerberg.
Quais são as principais semelhanças entre Twitter e Threads?
Embora o Twitter e o Threads sejam redes sociais rivais, de empresas diferentes, as plataformas compartilham algumas semelhanças em seu funcionamento. Confira:
- As duas redes sociais permitem a publicação de conteúdos no formato de texto, áudio e foto
- É possível escolher entre perfil público e privado, limitando o controle do que pode ser visto no perfil e de quem pode fazer comentários nas publicações
- Existem funções que permitem ao usuário curtir, comentar e compartilhar publicações suas e as de outros usuários
- Possibilidade de bloquear contatos
Diferenças entre as redes sociais rivais
Apesar das muitas semelhanças, Threads e Twitter apresentam algumas diferenças entre si. Veja:
- Área de trending topics: no Twitter, essa ferramenta permite acompanhar os assuntos mais comentados na plataforma. Até o momento, o Threads não conta com esse recurso, mas a Meta já anunciou que está em seus planos futuros fazer a inclusão.
- Envio de mensagens no direct: no Threads não é possível enviar mensagens privadas, no direct do contato. Já no Twitter, esse recurso está presente e é muito utilizado pelos internautas.
- Limite de leitura diário de publicações: no Threads, não há número máximo de posts que podem ser acessados pelos usuários. Já no Twitter, foi implementado em julho deste ano o limite de mil tuítes por dia para usuários que não são verificados.
- Quantidade máxima de caracteres: no Threads, o limite máximo é de 500 caracteres por publicação. Já na rede social de Elon Musk, é de 280 caracteres para usuários comuns e de até 25 mil para assinantes do Twitter Blue.
- Quem pode ter acesso às publicações: enquanto no Twitter é possível proteger os tuítes, fazendo com que se tornem visíveis somente para os usuários que seguem o perfil, no Threads os internautas têm o poder de decidir quem pode ver e responder seus posts — todos, apenas seguidores ou somente contas mencionadas.
- Tempo dos vídeos publicados: a rede social de Mark Zuckerberg permite a publicação de vídeos de até cinco minutos. Já no Twitter, o tempo permitido para não assinantes é de 2 minutos e 20 segundos, e para usuários do Twitter Blue conteúdos de até 1 hora.
- Vinculação de contas: é possível acessar o Twitter com uma conta vinculada ao Google. Já para fazer login no Threads, ocorre vinculação com um perfil do Instagram.