A Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, anunciou no blog oficial da plataforma que liberou nesta quinta-feira (3) alguns novos recursos no aplicativo que já podem ser acessados por usuários de todo o mundo. Entre as novidades está a realização de chamadas de vídeo com até 32 pessoas. Antes, só era possível conversar por vídeo de modo simultâneo com até oito contatos.
A empresa de Mark Zuckerberg também informou que já liberou outras ferramentas que incluem a realização de enquetes dentro das conversas, a permissão para os administradores dos grupos excluírem as mensagens enviadas no chat coletivo, que estava sendo testada em agosto, e a possibilidade de criar grupos com até 1.024 pessoas. Este último recurso estava em fase de teste no mês passado em diversos países, à exceção do Brasil devido a um acordo do Ministério Público de São Paulo, que solicitou o adiamento dessa funcionalidade para evitar a propagação de desinformação durante o período eleitoral.
Outro recurso que foi liberado e que era bastante aguardado por alguns usuários é a possibilidade de enviar para os contatos arquivos mais extensos. Antes dessa atualização, o limite era de 16 MB, agora, passou para 2 GB.
Implementação das Comunidades
A Meta também anunciou que começou a implementação das comunidades no WhatsApp nesta quinta-feira. A empresa informou em seu site oficial que já está trabalhando para que elas sejam disponibilizadas para os usuários de todo o mundo nos próximos meses, com exceção do Brasil, que deverá receber a novidade somente em 2023. O atraso se dará devido ao acordo previsto para conter a disseminação de fake news em época de eleições.
O recurso das comunidades permitirá conectar vários grupos sob uma mesma categoria, o que possibilitará a organização das conversas na plataforma. Será possível tanto iniciar uma comunidade do zero quanto criar uma a partir da organização de vários grupos já existentes.
Outra vantagem é que os administradores do grupo poderão enviar de forma mais rápida e abrangente atualizações importantes no chat coletivo, desde que seu grupo pertença a comunidade criada.