A Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, liberou recentemente a criação de grupos com até 1.024 pessoas para determinados usuários previamente escolhidos para testar essa novidade. No momento, esse recurso está disponível somente nos Estados Unidos e outros países, e não há previsão de quando chegará ao Brasil. As informações são do WabetaInfo, site especializado na rede social.
A ideia de criar grupos com mais de mil pessoas foi anunciada pela Meta no início deste ano, mas na época, a empresa não havia determinado um prazo. Em julho, alguns usuários foram selecionados para a realização de testes de criação de grupos que tinham capacidade para 512 pessoas. Com o sucesso do experimento, a quantidade foi dobrada.
Atualmente, os usuários comuns só podem criar grupos com até 256 membros. Essa limitação chegou a ser alvo de reclamações nas redes sociais, e internautas solicitaram que a empresa aumentasse a quantidade de pessoas permitida.
Usuários de Android ou iOS que não moram no Brasil podem testar se o recurso está disponível e se fazem parte dos testadores beta selecionados, mas é preciso ter o aplicativo atualizado. Em seguida, o internauta deve criar um grupo ou adicionar membros a um grupo já criado. Se o número de integrantes chegar a mil, é porque o recurso está ativo. A quantidade de participantes pode ser consultada na parte superior da tela.
Segundo o WabetaInfo, é possível que o Brasil não tenha sido selecionado para a fase de testes por conta de um pedido do Ministério Público Federal (MPF) a Meta, que teria solicitado o adiamento do recurso para 2023, a fim de a difusão de desinformação e fake news durante o período eleitoral.
Com o fim do segundo turno das eleições, que ocorrerá em 30 de outubro, é possível que empresa possa reconsiderar o teste da opção no Brasil.