O Youtube anunciou, nesta quinta-feira (27), que alguns canais de especialistas de saúde licenciados ganharão certificados dentro da plataforma de vídeos. Desta forma, médicos, terapeutas e profissionais da área de saúde, serão inseridos no projeto. Com informações do Olhar Digital.
A certificação acontece em meio a diversas medidas já impostas pelo Youtube para aumentar o número de visualizações dos conteúdos de especialistas da saúde. Eles serão separados dos demais canais através de um carrossel denominado Fontes de Informação de Saúde.
A plataforma também convida instituições de ensino, hospitais, departamentos de saúde pública e entidades governamentais, para criarem conteúdos da área e se inscreverem no programa. O processo é válido para influenciadores dos Estados Unidos e da Alemanha.
As diretrizes do Youtube seguem as normas pré-estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e por instituições norte-americanas.
Canais podem se candidatar
Para tentar obter o certificado, os criadores precisam seguir requisitos básicos exigidos pela plataforma. Um deles é apresentar um conteúdo voltado somente para as questões de saúde, além de ter mais de 2 mil horas de exibição de vídeos no último ano. Também será levado em conta o licenciamento profissional dos influenciadores e profissionais da área.
O líder global do YouTube Health, Garth Graham, alertou para que os canais não tenham vídeos removidos por violar as diretrizes. Se isso ocorrer, "os canais poderão se inscrever novamente em 90 dias se os problemas das diretrizes da comunidade forem resolvidos".