Os carregadores de Iphone vão ter a mesma entrada que os modelos de Android, segundo Greg Joswiak, executivo e vice-presidente de marketing da Apple. A mudança acata a nova exigência da União Europeia (UE) de padronização das entradas de aparelhos celulares, recém-aprovada em países do continente. As informações são do O Globo.
O representante da Apple falou sobre a novidade durante uma transmissão ao vivo do Wall Street Journal, na terça-feira (25). Ele não especificou se a medida se estenderá para fora do continente, incluindo o Brasil. Também, não deu pistas de quando a mudança entrará em vigor.
A legislação da UE adotou a lei que padroniza as entradas no tipo USB-C, usado em Androids. Foi calculado pelo bloco econômico, que reúne 27 países, que esta medida fará com que os consumidores poupem, em conjunto, 250 milhões de euros (R$ 1,3 bilhão na cotação atual) ao deixarem de adquirir a quantidade de carregadores que hoje é fornecida no mercado.
Durante a live, Joswiak indicou que a medida se dá por conta de uma necessidade de adequação à decisão governamental, e não por escolha da empresa, que nunca escondeu a preferência por aparelhos desenvolvidos pelos seus próprios especialistas, para serem utilizados apenas em produtos de sua marca.
O mercado dos Estados Unidos não possui nenhum tipo de regra em relação a padronização de carregadores. A empresa é nascida e criada no país americano, e se expandiu globalmente ao longo dos últimos anos.