A Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, iniciou a fase de testes do recurso de aceleração de áudio na versão da rede social para Windows. Por enquanto, a ferramenta só está disponível para usuários testadores dos Estados Unidos. Não há previsão de quando essa novidade chegará ao Brasil. As informações são do WabetaInfo, site especializado em novidades sobre a plataforma.
A possibilidade de acelerar áudios no WhatsApp é recente. No ano passado, essa ferramenta começou a ser disponibilizada no aplicativo para celular e desktop. No entanto, na versão da rede social para o computador, o recurso foi perdido quando o aplicativo foi atualizado para uma versão baseada na plataforma universal do Windows (UWP). Já em outros aplicativos de mensagens, como o Telegram, esse mecanismo já é possível há bastante tempo.
Para que o internauta saiba se está incluído entre os testadores betas, ele deve se atentar a disponibilização de atualizações da plataforma. A possibilidade de reproduzir áudios em velocidade acelerada está disponível na versão 2.2241.0.0 do WhatsApp, que pode ser baixada pela Microsoft Store.
Como funciona a aceleração de áudio
Assim como já ocorre com o aplicativo para celular, na versão desktop para Windows, será possível alterar a velocidade com que determinado áudio é reproduzido. Para ativar o recurso, bastará clicar no ícone "1x", no canto do balão da mensagem. Ao apertar uma vez, a velocidade muda para 1,5, e se clicar duas vezes, o valor chega a 2.