A Meta, empresa de tecnologia responsável pelo Instagram, informou em comunicado divulgado na segunda-feira (6) que ampliará o recurso que limita a exibição de conteúdo sensível na rede social. A atualização da plataforma com essa funcionalidade estará disponível para os usuários nas próximas semanas.
No Instagram, o internauta pode limitar a quantidade de conteúdo sensível que gostaria de visualizar em contas que ainda não segue e que estão disponíveis na aba explorar. A partir da nova atualização, o serviço se ampliará para o conteúdo relacionado também na aba de pesquisa. Com isso, será possível manter esse controle no reels, em perfis que o usuário já segue, em páginas de hashtags e nas recomendações do feed.
O controle da plataforma seguirá o padrão já existente de três opções: mais, menos e padrão. A primeira, disponível somente para maiores de 18 anos, permite que o internauta veja mais contas e conteúdos sensíveis, enquanto a segunda diminuiu significativamente a visualização. Já a última, impede que os usuários vejam algumas contas que produzam conteúdos do tipo.
Segundo um comunicado divulgado à imprensa, com essa nova atualização, a mesma tecnologia é usada para aplicar as diretrizes de recomendações às próprias sugestões do Instagram na pesquisa e nas páginas de hashtags.
O que é conteúdo sensível?
O Instagram considera como conteúdo sensível publicações que apesar de não violarem as regras da plataforma não atendem às diretrizes de recomendação. Nesse grupo, estão inclusos conteúdos relacionados ao tabagismo, violência não gráfica e drogas farmacêuticas.
Como ativar o recurso?
Qualquer usuário pode ativar o recurso de controle de conteúdo sensível. Por enquanto, a funcionalidade só se aplica à aba explorar e aos perfis que o internauta não segue. Para isso, o usuário precisa seguir as seguintes etapas:
- Acessar o perfil;
- Ir até o menu "configurações", no canto superior direito;
- Tocar em "conta";
- Navegar até "controle de conteúdo sensível";
- Escolher uma das três opções: mais, menos ou padrão
Mesmo depois do recurso ativo, é possível cancelá-lo ou modificar o tipo de controle. A plataforma também oferece opções de controle de comentários e as funcionalidades restringir, bloquear e silenciar.