O bilionário Elon Musk, CEO da Tesla, não quer mais saber de trabalho remoto na empresa. Um e-mail interno vazado na madrugada desta quarta-feira (1º) mostrou que o dono da companhia de automóveis determinou que todos os executivos devem passar, ao menos, 40 horas semanais no escritório ou terão de deixar a Tesla.
O texto na mensagem relata que o escritório é a principal base da empresa e não uma "filial remota".
Musk não confirmou a autenticidade do e-mail, mas indicou que o assunto é verdadeiro ao responder um tuíte de um perfil que compartilhou um print do aviso. O empresário disse que quem discorda da política de ir até o escritório “deveria fingir trabalhar em outro lugar”.
O CEO estaria disposto a considerar situações pontuais, mas se utiliza do exemplo de que o trabalho de 40 horas semanais de forma presencial é menos do que se exige de trabalhadores de fábrica, conforme diz no e-mail. “Quanto mais sênior você é, mais visível deve ser sua presença”, escreveu Musk.
Segundo o portal Electrek, o bilionário mencionou em outro e-mail, com o mesmo cunho, que a sua própria história conta com quase morar na fábrica da Tesla de tanto que trabalhou. Essa atitude fez com que a empresa sobrevivesse ao mercado e se tornasse uma das grandes marcas de veículos no mundo, segundo o empresário.
Outro argumento de Musk para defender que o trabalho seja constantemente presencial é que nenhuma empresa que continua com o modelo remoto teria apresentado um grande produto ou serviço nos últimos tempos.