O administrador da Nasa, Jim Bridenstine, afirmou nesta quarta-feira (29) que o lançamento do jipe espacial Perseverance a Marte marca a primeira vez em que uma missão espacial parte a outro planeta em busca de vida. O trecho do vídeo que mostra a fala de Bridenstine foi publicado no Twitter da agência — rede social onde a hashtag #CountdownToMars fez sucesso e ganhou até mesmo uma interação especial quando se favorita qualquer publicação com a palavra.
— Essa é a primeira vez na história em que iremos à Marte com a missão explícita de encontrar vida em outro mundo, vida anciã em Marte. Conseguiremos fazer isso? Não sabemos, não sabemos se a vida existiu lá ou não. Mas nós sabemos que em um ponto da história de Marte o planeta foi habitável. Não sabemos se ele foi habitado, mas sabemos que ele era habitável. E agora vamos, sem brincadeira, fazer uma missão astrobiológica à superfície de Marte — disse.
O lançamento do jipe espacial será às 8h de quinta-feira (30), no horário de Brasília, e poderá ser assistido ao vivo no canal do YouTube da Nasa. A decolagem será da base de Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos.
O pouso do Perseverance na cratera Jezero, no hemisfério norte de Marte, está programado para 18 de fevereiro de 2021. Quando chegar ao planeta, o rover utilizará câmeras, raios-X e ultravioleta, entre outros instrumentos voltados para a análise da composição de amostras.
O jipe também levará um helicóptero pequeno, nomeado Ingenuity. Caso funcione em Marte, será a primeira aeronave a voar em outro planeta. Com isso, poderá ajudar na exploração, capturando imagens dos arredores. Outro equipamento embarcado no Perseverance se chama Moxie, que será responsável por tentar gerar oxigênio a partir do dióxido de carbono na atmosfera de Marte.