O New Glenn, primeiro megafoguete da empresa do bilionário Jeff Bezos, Blue Origin, está prestes a realizar o seu primeiro lançamento após apresentar êxito em testes e receber a autorização para decolagem da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) em 27 de dezembro. A data para o primeiro lançamento ainda não foi divulgada de forma oficial pela empresa, mas deve ocorrer ainda em janeiro.
Em teste realizado na última sexta-feira (27), os sete motores do foguete foram disparados juntos pela primeira vez e queimaram por 24 segundos no Complexo de Lançamento 36 (LC-36) na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. Esta prova, segundo a empresa, validou os sistemas do veículo e da Terra na configuração totalmente integrada, finalizou os cronogramas do dia de lançamento e confirmou o desempenho esperado.
Em seu perfil no X, Jeff Bezos comemorou o feito ao publicar um vídeo do teste com a legenda "próxima parada: lançamento"
O vice-presidente sênior da New Glenn, Jarrett Jones, caracterizou o marco como monumental e destacou a abordagem rigorosa para a realização dos testes.
— O sucesso de hoje (sexta) prova que nossa abordagem rigorosa para testes, combinada com nossas incríveis ferramentas e engenharia de design, está funcionando como pretendido — afirmou.
Em sua primeira viagem, o foguete irá carregar a Blue Ring Pathfinder, uma missão de desenvolvimento de tecnologia da Blue Origin, como sua primeira carga útil.
New Glenn
Com mais de 98 metros de altura e sete metros de diâmetro para levar cargas úteis, o New Glenn se destaca por seu tamanho e capacidade de reutilização, com a primeira etapa projetada para um mínimo de 25 missões. O propulsor do veículo é alimentado por sete unidades de potência BE-4, os mais potentes motores de combustão alimentados por oxigênio líquido e gás natural já voados. O segundo estágio do veículo é alimentado por dois motores BE-3Us, que são alimentados por oxigênio líquido e hidrogênio líquido e projetados para trabalhar no vácuo do espaço.