O jipe espacial Perseverance partirá rumo a Marte na quinta-feira (30) para tentar encontrar sinais de vida passada na cratera Jezero. Os cientistas da Nasa acreditam que ali há vestígios biológicos que podem ter sobrevivido por bilhões de anos. Além da difícil missão de tentar descobrir vida em Marte, o rover buscará analisar a geologia e o clima do local. Para isso, serão coletadas amostras de rocha e solo. O lançamento do jipe espacial será às 8h de quinta, no horário de Brasília, e poderá ser assistido ao vivo no canal do YouTube da Nasa.
A decolagem será da base de Cabo Canaveral, na Flórida, e integra uma série de lançamentos que foram feitos na esteira de oportunidade de voar da Terra para Marte utilizando menos energia, no momento em que os dois planetas estão alinhados e, consequentemente, com uma trajetória menor entre eles.
Essa janela, que se abre a cada 26 meses, foi aproveitada pelos Emirados Árabes – que lançou sua primeira sonda em 19 de julho – e pela China, que enviou seu veículo espacial em 23 de julho. Os EUA podem lançar o Perseverance até meados de agosto. Caso essa oportunidade seja perdida, a próxima oportunidade será somente em 2022.
Uma vez no planeta vermelho, o rover fará uso de câmeras, raios-X e ultravioleta, entre outros instrumentos voltados para a análise da composição de amostras. Além desses sensores, o Perseverance levará até Marte um pequeno helicóptero chamado Ingenuity. Caso ele funcione, a aeronave será a primeira a voar em outro planeta e poderá ajudar na exploração fazendo imagens aéreas dos arredores.
Outro equipamento embarcado, chamado Moxie, tentará gerar oxigênio a partir do dióxido de carbono na atmosfera do planeta, algo essencial em futuras missões de colonização e exploração.
O pouso do Perseverance na cratera Jezero, no hemisfério norte de Marte, está programado para 18 de fevereiro de 2021.