Enquanto estudantes apresentarão seus projetos e promoverão manifestações artísticas, professores e especialistas estarão dedicados a debates e oficinas que tensionarão aspectos sobre o futuro da educação no Brasil. A segunda edição do evento Sesi com Ciência, promovido pelo Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Sul (Sesi-RS), que será realizado no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre, entre os dias 30 de setembro e 1° de outubro, reunirá as pontas do processo pedagógico na busca por novas metodologias e melhorias na aprendizagem.
Gratuito e com inscrições abertas neste link para participação do público em geral, o evento tratará de temas como inovação na educação, políticas educacionais, formação integral, cultura maker e literatura, entre outros. A mostra levará ao público, aproximadamente, 200 projetos, de quase 30 cidades do Estado. As iniciativas foram desenvolvidas dentro do programa de escolas guiadas pela pesquisa ativa, ou seja, aquela que coloca os estudantes em movimento para criarem a solução para um problema real.
Em meio a tantos protótipos, um dos resultados obtidos é o produto da Escola Sesi de Ensino Médio Arthur Aluízio Daudt, de Sapucaia do Sul. Sob a orientação da professora Eduarda Fehlberg, os alunos Carlos Henrique Machado, Davy Boff Monteiro e Leonardo Borges Garcia, do terceiro ano do Ensino Médio, fabricaram um concreto sustentável ao utilizar cascas de arroz e soja em sua fabricação.
Juliano Colombo, superintendente do Sesi-RS, destaca, justamente, a dinamicidade deste evento como seu ponto forte.
— A diferença deste evento para outros é que tudo é feito de forma interativa e dinâmica, o que oferece a oportunidade para todos serem protagonistas. Os gestores e interessados vão poder observar e conhecer o que está repercutindo com os jovens em termos de estratégias didáticas e metodológicas — observa.
Outro ponto alto da programação fica por conta do navegador e empreendedor Amyr Klink, que falará sobre suas aventuras, como a Travessia do Atlântico Sul a Remo — feito realizado em 1984 que até hoje não foi executado por mais ninguém. Além disso, durante o Seminário sobre formação para professores, serão apresentados os resultados educacionais obtidos na cidade de Panambi, no noroeste do Estado.
Lá, o Sesi-RS, a Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Panambi e docentes dos anos iniciais e do Ensino Fundamental articularam um programa que visa a união entre o que é aprendido em sala de aula com sua aplicação na vida cotidiana.
Sesi com Ciência
- Datas: 30 de setembro e 1° de outubro, das 9h até as 21h.
- Onde: Centro de Eventos da Fiergs, Avenida Assis Brasil, 8.787, Sarandi, Porto Alegre
- As inscrições podem ser feitas neste link