Causou curiosidade nas redes sociais a declaração do presidente eleito Jair Bolsonaro, que listou vários tipos de "nortes" como figura de linguagem para ressaltar a importância da Constituição, durante sessão em comemoração aos 30 anos da Constituição, na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (6). Confira a frase:
– Na topografia, existem três nortes: o da quadrícula, o verdadeiro e o magnético. Na democracia, só há um norte, é o da nossa Constituição.
Para matar a curiosidade, o professor de cartografia do curso de Geografia da PUCRS Régis Lahn explica que os três nortes mencionados por Bolsonaro são utilizados para formulação e leitura de mapas e referências temporais e direcionais. Entenda!
O norte verdadeiro ou geográfico é a direção que leva em conta o eixo da Terra — ou seja, a linha imaginária entre os polos Sul e Norte. É usualmente utilizado na navegação.
Já o norte magnético é a direção apontada pela bússola, que é determinada pelo magnetismo da Terra – que não é exatamente igual ao eixo terrestre.
O norte da quadrícula é a direção que se encontra quando é desenhado um mapa da Terra em um papel plano. Quando se "estica" o globo em uma linha plana, surgem distorções em ângulos, áreas ou distâncias. A solução para manter a proporcionalidade é traçar linhas meridionais e latitudinais, que deixam o mapa todo quadriculado. O norte desse mapa passa a ser chamado de norte da quadrícula.