Em sua primeira visita à capital federal desde a vitória nas eleições de 2018, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) reafirmou o compromisso com a democracia durante sessão em comemoração aos 30 anos da Constituição, na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (6). Com discurso enxuto, o capitão reformado disse que a Carta Magna é "o único norte" da democracia.
— Na topografia, existem três nortes: o da quadrícula, o verdadeiro e o magnético. Na democracia só há um norte, é o da nossa Constituição — afirmou.
Bolsonaro chegou em Brasília ainda na manhã desta terça, onde, além da solenidade, deve participar de reuniões com o ministro Defesa, Joaquim Silva e Luna, e com os comandantes da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, e do Exército, general Eduardo Villas Bôas.
A primeira formalidade começou por volta das 10h, na Câmara dos Deputados, onde parlamentares ressaltaram compromisso com a Constiuinte de 88. Sem citar o presidente da República Michel Temer, Bolsonaro assumiu a palavra após pronunciamento do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, que o mostrou a Constituição e o cobrou de promessa de "cumprir" as leis.
— Agradeço a Deus, que salvou a minha vida há pouco — afirmou Bolsonaro, lembrando do episódio em que foi atacado com uma faca em Juiz de Fora durante a campanha presidencial — Peço a Deus que nos ilumine para continuar traçando os destinos que nosso povo merece: a felicidade, o Brasil acima de tudo e Deus acima de todos.