Um dos mais conhecidos cientistas do mundo, Stephen Hawking morreu nesta quarta-feira (14) aos 76 anos. A morte do físico britânico chamou atenção para coincidências com outros dois grandes gênios da ciência: Galileu Galilei e Albert Einstein.
Hawking nasceu em 8 de janeiro de 1942, data que marcava os 300 anos da morte do astrônomo italiano Galileu. Já a sua morte ocorreu na mesma idade, 76 anos, e no mesmo dia de nascimento de Einstein.
Saiba mais sobre a trajetória dos três cientistas:
Stephen Hawking
Nasceu em Oxford, na Inglaterra, em 8 de janeiro de 1942. Formado em Física na Universidade de Oxford, Stephen Hawking tornou-se pesquisador da Universidade de Cambridge, em cosmologia. Aos 21 anos, foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA) e, segundo os prognósticos médicos, não teria tempo suficiente para terminar seu doutorado. Surpreendentemente, não apenas concluiu a tese, como mais tarde ajudou a revolucionar seu campo de estudos.
Trabalhando com o cosmólogo Roger Penrose, Hawking demonstrou que a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein leva a concluir que o espaço-tempo, iniciado no Big Bang, chegaria ao fim com os buracos negros. A tese implica que a teoria de Einstein e a teoria quântica devem estar conectadas - algo controverso até hoje. Ficou mundialmente conhecido por seus populares livros de divulgação científica - como o best seller "Uma Breve História do Tempo".
Galileu Galilei
O físico e matemático italiano nasceu em 15 de fevereiro de 1564 na cidade de Pisa e morreu em 8 de janeiro de 1642. A partir de suas descobertas astronômicas, defendeu a tese de Nicolau Copérnico (1473-1543) de que a Terra girava em torno do Sol, e não o contrário, como se acreditava até então. Foi obrigado pela Igreja Católica a negar sua crença heliocêntrica, sob o risco de ser condenado à fogueira por heresia, pela Inquisição.
Albert Einstein
Considerado o mais célebre dos cientistas no século 20, Einstein nasceu em Ulm, na Alemanha, em 14 de março de 1879, e morreu em Princeton, Estados Unidos, no dia 18 de abril de 1955, aos 76 anos. Ficou famoso no mundo todo por desenvolver a teoria da relatividade. Para estabelecer a relação entre massa e energia, formulou a famosa equação: E = mc². Em 1921, recebeu o Prêmio Nobel de Física.
*Com informações das agências AFP e Estadão Conteúdo.