Uma equipe de arqueólogos israelenses exibiu nesta quinta-feira (8) um mosaico "incomum e bonito" da época romana descoberto no antigo porto de Cesareia, no norte de Israel.
O mosaico data do II ou III século d.C e mede três metros e meio de largura e oito metros de comprimento, segundo informou a Autoridade de Antiguidades em um comunicado.
— Descobrimos um mosaico pertencente a um edifício romano de 18 séculos atrás — afirmou Uzi Ad, uma das pessoas responsáveis pelas escavações.
— É um mosaico de grande qualidade e colorido que representa três personagens, homens ricos usando togas, um de frente e dois de perfil — informou. — Mosaicos deste tipo só foram encontrados no Chipre e no norte da Síria. Nunca tínhamos encontrado um mosaico de tal qualidade em Israel — acrescentou o arqueólogo.
De acordo com a Autoridade de Antiguidades, o mosaico estava em um prédio público ou em uma casa particular.
— Se o mosaico fazia parte de uma propriedade privada, os personagens poderiam ser os proprietários. Se for de um edifício público, poderiam ser os doadores do mosaico ou membros do governo local — acrescentou a autoridade.
Cesareia, a 50 km de Tel Aviv, nas margens do Mediterrâneo, foi fundada há 2030 anos por Herodes, o Grande, um rei designado pelos romanos que reinava na Judeia. Foi uma das principais cidades romanas da região até as Cruzadas.
Atualmente, os vestígios da cidade atraem visitantes e o teatro romano organiza shows.
* AFP