A Polícia Civil interceptou um esquema de tráfico internacional de drogas na madrugada desta terça-feira (10), em Tiradentes do Sul, no noroeste do Rio Grande do Sul. A ação apreendeu 140kg de maconha em um casebre, próximo ao Rio Uruguai, onde dois suspeitos foram presos.
De acordo com a polícia, a investigação teria iniciado após o recebimento da informação de que drogas estariam chegando ao Brasil pelo rio. A 1ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (DIN) afirma que a droga era transportada de barco a partir da cidade argentina de El Soberbio, e armazenada em um casebre na localidade de Porto Soberbo, no município gaúcho, em uma área de mata próxima à margem do rio.
Segundo a investigação, o imóvel era situado estrategicamente a poucos metros da aduana que conecta os dois países, também servia como base para o fornecimento da droga a outros traficantes. O casebre é localizado nos fundos de um bazar. A suspeita da polícia é de que o estabelecimento da frente era usado por uma facção criminosa para lavar de dinheiro, e estaria equipado para facilitar as atividades criminosas sem levantar suspeitas.
A 1° DIN afirmou que o grupo também se beneficiaria da localização estratégica e do difícil acesso para manter suas operações, e considera que a ação representa um importante golpe contra o crime organizado na região.
A delegacia segue apurando o envolvimento de outros integrantes da organização criminosa e reforça o compromisso em combater o tráfico de drogas nas regiões de fronteira.