A Polícia Federal e as autoridades italianas realizaram uma operação conjunta nesta terça-feira (10) contra uma rede de tráfico internacional de drogas. A suspeita é de que grupos enviavam cocaína da América do Sul para a Europa usando o Porto de Paranaguá, no Paraná, e por meio de aeronaves privadas.
Foram cumpridos nove mandados de prisão preventiva no Brasil e um na Espanha. As cidades não foram informadas pela Polícia Federal. Também foram cumpridos 31 mandados de busca e apreensão em endereços situados nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Roraima.
A ação é desdobramento de uma outra operação, em 2019, que prendeu dois membros da máfia italiana em Praia Grande, no Litoral de São Paulo.
As investigações apontam que além do tráfico de drogas, o grupo estava envolvido em esquema de lavagem de dinheiro. Durante o período de investigação, entre 2018 e 2022, a movimentação financeira dos investigados alcançou aproximadamente R$ 2 bilhões.
Os envios de droga por navios usavam o porto de Valência, na Espanha, como local de chegada. As drogas eram misturadas em contêineres com cargas como cerâmica, louça sanitária ou madeira.
Também foram decretadas medidas patrimoniais de sequestro de imóveis, bloqueio de bens e valores existentes nas contas bancárias e aplicações financeiras dos investigados, que totalizam um valor estimado de R$ 126 milhões.