Oito pessoas foram presas nesta quarta-feira (30) em uma operação da Polícia Civil em Pelotas, no sul do Estado. A operação deflagrada durante a manhã tinha como objetivo combater um grupo criminoso responsável pelo tráfico de drogas na região.
Chamada de Operação Paladino, a ação coordenada pelo Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco) cumpriu 25 mandados, sendo 11 de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão. Dentre os alvos das ordens judiciais estavam três homens já detidos em casas prisionais da Região Sul — dois destes são apontados como líderes do grupo.
Conforme o delegado Rafael Lopes, um outro líder da quadrilha foi preso pela manhã. Os nomes dos investigados não foram divulgados.
O grupo é suspeito de traficar drogas como maconha, skunk, cocaína e crack na região, movimentando, a cada mês, segundo a polícia, mais de R$ 2 milhões.
A investigação teve início há um ano, de acordo com o delegado. Os dois líderes já presos e alvos novamente nesta fase da operação foram detidos há cerca de três meses.
Um deles morava em um condomínio de luxo de Pelotas, Com ele, foi apreendido um carro Porsche Macan, supostamente adquirido com o dinheiro do tráfico.
O delegado Rafael Lopes afirma que, desde o começo do ano, ao menos R$ 10 milhões em recursos do crime foram tirados de circulação em ações policiais contra este grupo criminoso.