Está disponível no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) um serviço multidisciplinar para casos suspeitos ou confirmados de abuso sexual em que a vítima seja uma criança ou adolescente. O Centro de Referência ao Atendimento Infantojuvenil (Crai) irá atender os 33 municípios da 4ª Coordenadoria Regional da Saúde.
No Crai — que reúne profissionais das esferas federal, estadual e municipal —, crianças e adolescentes de zero até 18 anos que sejam vítimas ou que haja suspeita de abuso sexual poderão contar com encaminhamento de medidas protetivas, escuta qualificada para o boletim de ocorrência, perícia e apoio psicológico. O serviço foi inaugurado na segunda-feira (23).
Conforme a psicóloga Daniela Lang, coordenadora do Crai, a proposta é reunir os diferentes atendimentos pelos quais a vítima precise passar, evitando um processo de revitimização:
— A criança precisa ser atendida em vários segmentos, de saúde, boletim de ocorrência, perícia... Hoje, com a implantação deste serviço, a gente vai agregar tudo dentro desse espaço. A criança não vai mais precisar ficar peregrinando nessas instituições — afirma a psicóloga.
O atendimento será realizado 24 horas por dia, sete dias por semana. O acesso ao serviço se dá via pronto-socorro, centro obstétrico ou ambulatório do HUSM. Para o atendimento no centro de referência, o hospital receberá também servidores cedidos do município e do Estado.
Conforme a instituição, são atendidas quase 30 crianças por mês em situação de risco, como em casos de violência familiar.
Quem quiser buscar atendimento também pode entrar em contato pelo telefone (55) 3213-1875 ou pelo e-mail: craihusm.santamaria@gmail.com.