O debate com os candidatos à prefeitura de Santa Maria, na Região Central, teve como temas de destaque a saúde e a mobilidade urbana. Todos os candidatos falaram sobre pelo menos um desses assuntos.
Participaram os postulantes Alídio da Luz (PSOL), Giuseppe Riesgo (Novo), Moacir Alves (PRD), Paulo Burmann (PDT), Roberta Leitão (PL), Rodrigo Décimo (PSDB) e Valdeci Oliveira (PT).
No primeiro bloco, os candidatos à eleição de 2024 responderam perguntas da equipe de produção da Rádio Gaúcha. Paulo Burmann respondeu sobre a coleta seletiva de lixo. Na sequência, Giuseppe Riesgo respondeu sobre a licitação do transporte coletivo. Com ele, comentou o assunto Rodrigo Décimo, que seguiu respondendo sobre o potencial turístico de Santa Maria e acionou para comentar o candidato Moacir Alves.
Roberta Leitão respondeu sobre o Hospital Regional e chamou Valdeci Oliveira para comentar o tema. Moacir respondeu sobre a enchente de maio e acionou Roberta para falar sobre o assunto. Valdeci respondeu sobre como melhorar os índices da educação em Santa Maria e Burmann comentou o tema com ele. Por fim, Alídio respondeu sobre o Aeroporto Regional de Santa Maria, com Riesgo comentando a questão.
Os dois blocos seguintes foram com perguntas livres entre os candidatos, em que eles escolhiam quem iria responder e qual a temática da pergunta. Em ambas as partes, os candidatos escolheram entre perguntas sobre propostas e sobre questões específicas de cada candidato.
Entre as trocas de farpas, Décimo ouviu sobre a atual gestão. Valdeci respondeu sobre uma dívida que teria deixado aos cofres públicos enquanto prefeito, entre 2000 e 2008. Riesgo ouviu sobre ter em sua coligação o MDB, que geriu a cidade entre 2008 e 2016. Roberta, sobre o seu projeto de lei vetado, que previa que a mulher vítima de estupro teria de ouvir o coração do feto antes de decidir pelo aborto. Alídio ouviu que não é candidato de verdade, com chances de vencer. Moacir e Burmann não chegaram a ser criticados diretamente pelos demais candidatos.
A Rádio Gaúcha realiza uma série de debates nos principais colégios eleitorais do Estado. O último confronto do primeiro turno será realizado nesta quarta-feira (25) em Porto Alegre.