
Policiais militares que atuam na área central de Porto Alegre serão os primeiros agentes da segurança pública estadual a utilizarem câmeras nas fardas. A Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS) ainda não confirma a data exata de início da operação dos equipamentos. Mas ela deve contemplar, no início de setembro, agentes do 9º Batalhão de Policia Militar. A pasta confirma que o primeiro lote terá 300 câmeras.
A licitação para aquisição dos equipamentos foi vencida pela Advanta Sistemas de Telecomunicações e Serviços de Informática Ltda. A empresa fornecerá 1,1 mil unidades do equipamento Axon Body 3. As câmeras passaram por dois dias de testes práticos, em 26 e 27 de março, última etapa técnica para a contratação.
A previsão anterior da instituição era de início da operação das câmeras corporais até agosto. A licitação prevê que mil câmeras serão direcionadas para a BM e cem para a Polícia Civil. Segundo o edital, o governo pode, se desejar, dobrar o número de equipamentos contratados.