Um supermercado do bairro Humaitá foi autuado na sexta-feira (12) por suspeita de vender produtos que tiveram contato com água da enchente. Conforme o Procon de Porto Alegre, o estabelecimento fiscalizado foi o Unisuper. Além do que foi recolhido dentro da unidade, também foram apreendidas mercadorias com supostas marcas da inundação em um depósito pertencente ao mercado.
A reportagem entrou em contato com a Rede UniSuper que, por meio de nota, admitiu a venda de produtos que tiveram contato com a água da enchente, e diz que apesar de ter implementado todos os protocolos de segurança, houve falha na loja licenciada no bairro da Zona Norte de Porto Alegre.
Desde o dia 2 de maio, foram autuados 16 estabelecimentos por suspeita de comercializarem produtos que tiveram contato com a lama na Capital. Um estabelecimento no Sarandi foi interditado. Em média, o Procon recebe cinco denúncias do tipo por dia. Outras 31 infrações foram identificadas por prática de preços abusivos no contexto da enchente.
Segundo o diretor-executivo do Procon, Rafael Schwelm Gonçalves, há problemas também que não são visíveis nas prateleiras.
— Em alguns locais a gente chegou e tinha embalagens contaminadas no lixo, mas galões de água cheios de leite, por exemplo, indicando que as pessoas retiraram o leite das caixas que tiveram contato com a água da enchente e colocaram em outras embalagens. Em outro local fiscalizado, além dos produtos apreendidos, a cozinha e outros ambientes e utensílios estavam com mancha de água da enchente — explica Gonçalves.
A fiscalização foi intensificada para coibir a venda, principalmente, de alimentos que tiveram contato com a inundação. A população pode denunciar presencialmente no segundo andar do Mercado Público ou nos canais digitais do Procon, além do WhatsApp (51) 3433-0156.
O que disse a Rede UniSuper
"Assim como uma grande parte dos negócios do nosso Estado, estamos em meio a um difícil processo de reconstrução. A enchente histórica de maio inundou nove das nossas 22 lojas, sendo seis em Canoas, além do nosso Centro de Distribuição, no bairro Humaitá, em Porto Alegre. Desde que a água baixou, estamos atuando incansavelmente para retomar o pleno funcionamento as unidades que ficaram destruídas. É um trabalho extremamente complexo, que envolve múltiplas frentes, e que está sujeito a falhas.
Uma delas foi identificada em uma loja licenciada da Rede UniSuper no bairro Humaitá, em Porto Alegre. Mesmo com a implementação de todos os protocolos de segurança, a falha aconteceu. Assim que ela foi identificada, agimos imediatamente para corrigi-la, tomando as providências cabíveis e reforçando os procedimentos de inspeção junto ao nosso franqueado.
A Rede UniSuper reafirma o seu compromisso com a transparência e a melhoria contínua. Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance para garantir a plena retomada das nossas atividades com a segurança e a credibilidade que nos acompanham há 24 anos."