Bairros inteiros às escuras. Insegurança para quem precisa se deslocar. Saqueadores de olho na oportunidade de roubo. Esse é o cenário na Região Metropolitana após a maior enchente da história do Rio Grande do Sul. E a Guarda Municipal de Porto Alegre decidiu utilizar a tecnologia contra os ladrões e também para monitorar o avanço das águas.
Os cinco drones de última geração disponíveis na corporação ganharam esta semana uma função nobre, patrulhar os bairros inundados. De dia e também à noite, já que os aparelhos têm sensor térmico que permite detecção de movimentos noturnos.
— Temos 10 operadores habilitados para voar nos drones. A ideia não é multar, mas dar um panorama de locais onde não conseguem entrar. Com um drone, conseguimos mapear as áreas alagadas do Centro. Aí, a partir das imagens, montamos um posto avançado de patrulhamento das ruas centrais — explica o comandante da Guarda Municipal da Capital, Marcelo Nascimento.
As imagens dos drones são transmitidas em tempo real para uma sala no Centro de Operações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade.
Os drones foram adotados pela Guarda Municipal durante a pandemia e, em 2023, ganharam aparelhagem de visão noturna. São usados sobretudo para patrulhar parques à noite e, também, vias centrais, com acionamento dos guardas a cada suspeita.
A avaliação é de que os equipamentos facilitam as abordagens, pois são menos visíveis do que as viaturas e retardam a fuga de suspeitos. No mínimo a cada dois dias alguém é detido após detecção pelos drones, mas esse patrulhamento após enchente não teve registro de ocorrência. Ainda, porque a operação especial está no início.
De dia, quando a possibilidade de saques diminui, os drones são usados para monitorar os recuos e avanços das águas. Possibilitam visualização aérea e planejamento, sem necessidade de gastar combustível de barcos. Nas obras do entorno da rodoviária, por exemplo, o aparelho foi usado para melhor orientar as operações.
A população pode auxiliar a coibir os crimes patrimoniais nos espaços públicos por meio de denúncias, que devem ser encaminhadas à Guarda Municipal pelo número 153 ou pelo aplicativo 156+POA, na opção Segurança. A central telefônica funciona 24 horas e recebe ligações anônimas.