Nesta quinta-feira (9), a Brigada Militar do Rio Grande do Sul confirmou a chegada de cem homens da Força Nacional de Segurança Pública a Porto Alegre. Em entrevista à Rádio Gaúcha, Claudio dos Santos Feoli, coronel e comandante-geral da BM no Estado, anunciou que os agentes estarão nas ruas da Capital na sexta-feira (10). Esse foi um pedido expresso do governador Eduardo Leite.
Além da Força Nacional, militares de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais já chegaram a Porto Alegre e se somam ao efetivo que trabalha na segurança e no auxílio aos resgastes em regiões de difícil acesso. Saques, roubos e assaltos foram relatados nas regiões alagadas nos últimos dias.
— A Polícia Militar de São Paulo trouxe, como reforço, nove embarcações que vão facilitar o nosso patrulhamento nas áreas de alagamento. Nós temos ainda o reforço, que já está nas ruas, de militares de Santa Catarina e Paraná — ressaltou o comandante.
Outra preocupação da Brigada Militar é com o aumento e disseminação de fake news sobre a tragédia no Rio Grande do Sul, especialmente na área da segurança pública. De acordo com o coronel Feoli, o compartilhamento de notícias falsas tem gerado um gasto de energia desnecessário por partes da corporação:
— É surpreendente que, diante da tragédia que assolou nosso Estado, nós tenhamos pessoas que criam situações que não ocorreram. Nós chegamos a montar um gabinete para desmentir o que circula pela internet e tem um poder de proliferação absurdo. Isso nos consome energia, que deveria estar focada na prestação de serviço à população.