O caminho para ajuda humanitária que liga a Avenida Castelo Branco com a elevada da Conceição, na entrada de Porto Alegre, será liberado para uso nesta sexta-feira (10). Essa é a previsão do secretário de Obras e Infraestrutura da Capital, Andre Flores. Segundo ele, a estrada já está concluída e resta somente a sinalização e a retirada da passarela à frente da rodoviária para permitir a passagem de caminhões altos.
A remoção da passarela estava prevista para ocorrer no início da noite desta quinta-feira (9). Contudo, por questões de segurança, optou-se por deixar o trabalho para a manhã seguinte. Em caso de chuva forte, a retirada da estrutura será reavaliada.
A remoção se constitui em um corte nas extremidades da passarela. Feita de concreto, a parte removida não poderá ser mais utilizada.
Como vai funcionar
- Quando aberto, o caminho alternativo servirá para entrada de ajuda humanitária, tendo condições de suportar carros e caminhões pesados. Não é um trecho liberado para passeio.
- Quando estiverem vindo os caminhões da avenida para o túnel, vai estar trancado o trânsito do túnel em direção à rodoviária. Então, isso também precisa ser organizado - explica o secretário André Flores.
- Entre os objetivos da "estrada" provisória é desafogar o trânsito na RS-118 nesse período de crise. A prefeitura não descarta construir estruturas semelhantes em outros trechos alagados da cidade.