A Secretaria Municipal de Segurança (Smseg), por meio da Guarda Municipal, reforça a partir desta segunda-feira (3) o patrulhamento noturno dos parques de Porto Alegre, com uso de drones capazes de detectar a presença humana. Os equipamentos, adquiridos por meio do projeto POA Segura, podem identificar movimentações suspeitas nos pontos mais remotos dos espaços públicos, por meio de equipamento infravermelho com sensores térmicos. Aparelhos deste tipo já eram usados durante o dia.
De início serão apenas dois drones, para sobrevoar a Redenção e o Parque Marinha do Brasil. Os aparelhos auxiliam o patrulhamento que já é feito, diariamente, pelas equipes da Guarda Municipal. O objetivo da medida é dar mais agilidade à ação dos agentes, evitando que os parques tenham problemas de funcionamento ao amanhecer.
— A realidade dos parques não é diferente da encontrada nas ruas. Nestes locais, os fios de cobre também são os principais alvos de ataques. O uso da tecnologia é fundamental para a redução gradual dos índices criminais, tendo como ponto central o Ceic, que é o nosso Centro Integrado de Comando — afirma o secretário de Segurança, Alexandre Aragon.
A iniciativa tem caráter permanente e fará parte das ações de rotina da corporação. O voo de instrução dos drones, que permitiu a avaliação da viabilidade da ação, ocorreu no último dia 26, durante o Baile da Cidade. A avaliação é de que os equipamentos facilitam as abordagens, pois são menos visíveis do que as viaturas e retardam a fuga de suspeitos.
— Os drones qualificam muito o trabalho dos guardas, sendo um importante recurso para garantir a segurança dos cidadãos. Estamos preparados para fazer o melhor uso possível desses equipamentos, que já haviam sido muito úteis no período da pandemia — ressalta o comandante da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento.
A Smseg e outras forças de segurança, estaduais, mantêm as operações Ferros-Velhos e Sinal Vermelho, criadas para o combate aos crimes de furto e receptação na Capital. Nos últimos 15 dias, as forças-tarefas prenderam sete pessoas e intervieram no funcionamento de 11 estabelecimentos irregulares.
A população pode auxiliar a coibir os crimes patrimoniais nos espaços públicos por meio de denúncias, que devem ser encaminhadas à Guarda Municipal pelo número 153 ou pelo aplicativo 156+POA, na opção Segurança. A central telefônica funciona 24 horas e recebe ligações anônimas.