Uma modalidade de crime que vem preocupando as autoridades nos últimos anos é o chamado "relay attack", em tradução livre, ataque de retransmissão. Com o uso de dispositivos eletrônicos, os criminosos conseguem clonar as chaves de automóveis para furtá-los sem ser notados.
Na Europa e nos Estados Unidos, este tipo de "ataque hacker" já é conhecido das autoridades. Um caso emblemático ocorreu em 2019, quando o vídeo de uma BMW sendo roubada em frente à casa do proprietário na Inglaterra viralizou nas redes sociais.
Nas imagens, criminosos aparecem posicionando uma antena próximo à porta de uma casa, no local onde geralmente ficam as chaves presenciais, com sistema "keyless". As portas são abertas com o uso de um retransmissor e o carro é levado sem levantar suspeitas.
Em geral, os criminosos atuam em duplas. Um deles fica dentro do estabelecimento com uma mochila com um aparelho transmissor escondido, próximo a uma vítima previamente selecionada. O aparelho com antenas emite o sinal da chave para o smartphone de um comparsa.
Quando a transmissão é concluída, o segundo criminoso sai da loja em direção ao veículo da vítima. Um software fraudulento instalado no smartphone vai descriptografar o código da chave, permitindo a abertura das portas e o acionamento da ignição, permitindo que o carro seja levado sem levantar suspeitas.
Em entrevista ao portal Auto Esporte, o diretor de operações da empresa de rastreadores SAT Company e especialista em segurança pública, Rodrigo Boutti, deu algumas dicas para se proteger desse golpe. Confira:
1. Estacionar o carro em um local com seguro
Quando o motorista estaciona seu veículo em um estacionamento ou outro local com seguro, a responsabilidade passa a ser do estabelecimento.
2. Observar o entorno
Caso perceba qualquer atividade suspeita em um estabelecimento comercial, o motorista deve ficar atento e, se necessário, contatar a segurança. Vale observar que a captação do sinal da chave depende do criminoso se aproximar bastante da vítima com uma mochila nas costas.
3. Utilizar um rastreador com notificações
Alguns tipos de rastreadores encaminham mensagens automáticas ao celular do proprietário sempre que o veículo é ligado. Uma das formas para se prevenir do golpe da chave clonada é ter este dispositivo instalado no carro.
4. Comprar uma "capa bloqueadora"
Outra boa alternativa para os motoristas mais cuidadosos é um acessório chamado ‘bolsa faraday’ ou ‘capa bloqueadora’. O dispositivo é uma bolsa feita com um material especial que inibe a penetração de qualquer sinal de rádio. Assim, com a chave guardada, o criminoso não poderá sequestrar o código da chave e enviá-lo para outra pessoa.