A Delegacia de Capturas do Departamento de Investigações Criminais (Deic) prendeu em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, um foragido apontado como membro de facção criminosa envolvida em uma série de assassinatos em Rio Grande, no sul do RS, principalmente durante o ano de 2022. A prisão aconteceu na terça-feira (12).
Robson Salort da Silva, 46 anos, conhecido como Pimba, era procurado desde dezembro de 2022, após romper a tornozeleira eletrônica. Ele recebeu o benefício em novembro e fugiu um mês depois.
Após meses de investigação, agentes descobriram que ele poderia estar na Região Metropolitana e passaram a monitorar a rotina de pessoas próximas, até ele ser visto em uma residência, abordado e preso.
Conforme a investigação, Pimba seria membro da facção envolvida em um falso plano de fuga de presos na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), em outubro de 2021. Na época, um veículo foi encontrado perto da Pasc com detalhes de um plano de fuga de dois detentos.
Depois, a Polícia Civil descobriu que, na verdade, o plano foi criado por outra facção, para forçar a transferência de rivais ao sistema penitenciário federal.
Após esse episódio, os confrontos se intensificaram entre os dois grupos criminosos e Rio Grande registrou 102 homicídios em 2022. Com esse índice, chegou a entrar no ranking de cidades mais violentas do Brasil, conforme o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.