O secretário para Assuntos de Segurança Pública de Gravataí, André Brito, foi afastado do cargo nesta segunda-feira (4) após aparecer em vídeo publicado nas redes sociais em que agride um homem com chutes e tapa, na saída de uma festa no município da Região Metropolitana. O afastamento foi confirmado por ele, que disse que pediu o desligamento à prefeitura. Ele alegou que estava saindo do aniversário de 16 anos da filha, na manhã de domingo (3), para ajudar um amigo com problema no carro.
Procurado por GZH, Brito disse que foi durante esta situação que viu uma briga entre três homens e resolveu apartá-los, mas foi agredido com dois socos. Nas imagens, o guarda municipal concursado aparece ao lado de outro homem, que contém um terceiro envolvido no ocorrido. O ex-secretário chuta o homem — já caído no chão — e dá um tapa no rosto dele. Um segurança da festa de aniversário também aparece agredindo a vítima.
— No intuito de ajudar, passei a ser agredido. O vídeo não pega o início e não entendi o motivo. De forma equivocada, efetuei um chute e o tapa. Foi uma atitude irracional e por isso pedi o desligamento — apontou o ex-secretário.
O ex-secretário disse estar arrependido e que agiu de cabeça quente durante o ocorrido. No entanto, afirmou que sofre perseguição política na cidade, fato que, de acordo ele, vem desde o dia que assumiu o cargo no atual governo.
— O autor do vídeo é o mesmo que fez uma denúncia infundada sobre a minha pessoa quando assumi o cargo. Eu reconheço que errei e pedi perdão à minha família e colegas de trabalho — disse Brito.
Após o ocorrido, a prefeitura de Gravataí anunciou que o secretário-adjunto, tenente coronel Emílio Barbosa, assume o cargo. Agora, o caso envolvendo o ex-secretário André Brito será encaminhado para a corregedoria da secretaria, para análise da postura do agente.
O que diz a prefeitura de Gravataí
A prefeitura do município se manifestou por meio de nota:
O prefeito Luiz Zaffalon, após denúncias e vídeos que mostram o secretário para Assuntos de Segurança Pública André Brito envolvido numa briga de rua, utilizando métodos não condizentes com a postura necessária a um agente de segurança, afasta o secretário para esclarecimento dos fatos. Neste momento, o secretário adjunto Tenente Coronel Emílio, assume a pasta e responde como secretário de Segurança do município.
A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal para Assuntos de Segurança Pública, informa que, após denúncias e vídeos, de uma briga de rua, já encaminhou o caso para fins de apuração e esclarecimentos, assim como análise jurídica, em especial sobre a postura dos agentes de segurança, que não possuem dedicação exclusiva, para verificar a existência de infração disciplinar, em razão de não estarem no exercício da função.