Uma operação contra abigeato — furto de gado — e tráfico de drogas cumpriu 20 mandados de prisão e 26 de busca e apreensão em Lavras do Sul, Bagé, São Gabriel, Caçapava do Sul, Santa Maria e Porto Alegre nesta quarta-feira (20). As investigações começaram em abril, após informações sobre a chegada de um grupo criminoso a Lavras do Sul.
De então até dezembro, a polícia identificou ao menos 15 ocorrências de abigeato no município possivelmente relacionadas a esta quadrilha. Foram 40 animais furtados. Além disso, segundo a investigação, o grupo, que também atuava no tráfico de drogas, teria ameaçado várias pessoas em Lavras, para assumir controle de possíveis pontos de venda e cobrar dívidas. Vítimas das ameaças teriam cometido os crimes de abigeato, a fim de quitar seus débitos relativos ao comércio de entorpecentes.
A Operação Tropeiros da Madrugada envolveu 150 policiais de nove cidades. Entre os locais onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão estão boates e lanchonetes de Lavras do Sul. Foram apreendidas drogas, armas e munição.
Além do cumprimento das 20 ordens de prisão preventiva, um suspeito de tráfico de drogas foi preso em flagrante em Lavras do Sul. Os nomes dos investigados não foram divulgados.